27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2094-1


Poster (Painel)
2094-1Diversidade de bactérias isoladas de solos e rizosferas de Colobanthus quitensis e Deschampsia antarctica do continente Antártico e prospecção de novas queratinases de interesse biotecnológico
Autores:Silva, A.C. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Jesus, H. E (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Vermelho, A. B (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Rosado, A. S (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Peixoto, R. S (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

A diversidade de microrganismos cultivados e conhecidos atualmente representa uma pequena fração do total existente nos diferentes ambientes da Terra. Estudos de biologia molecular revelaram que o continente Antártico, apesar de suas condições extremas para diversas formas de vida, é um local de grande diversidade microbiana. O objetivo desse estudo é fazer um levantamento da diversidade de bactérias cultiváveis isoladas de ambientes terrestres da Antártica (solos de pinguineira, rizosfera de Deschampsia antarctica e Colobanthus quitensis, formações rochosas, permafrost e sobre o crescimento de fungos). Foram isolados 203 microrganismos em estudos prévios sem que tivessem sido identificados, que fazem parte de uma coleção do Laboratório de Ecologia Microbiana Molecular. As culturas puras foram submetidas à extração de DNA genômico e em seguida, a amplificação do gene que codifica a subunidade 16S rRNA foi realizada com os iniciadores 27f e 1492. Os amplicons foram purificados e sequenciados. Foram detectadas as seguintes espécies microbianas: Pseudomonas fluorescens e Psychrobacter arcticus (7,39%); Sporosarcina aquimarina e Arthrobacter psychrochitiniphilus (6,89%); Rhizobium giardinii; Algoriphagus antarcticus; Psychrobacter glacincola e Psychrobacter cryohalolentis (5,91%); Bacillus thuringiensis e Rhodococcus luteus (4,92%); Rhodococcus yunnanensis e Pseudomonas brenneri (2,46%); Pseudomonas salomonii; Pseudomonas trivialis e Leifsonia kafniensis (1,97%) e Rahnella aquatilis (1,97%). Os demais isolados foram agrupados em outros gêneros.Os isolados foram testados quanto ao seu potencial biotecnológico, através de testes de produção de queratinases, enzimas de grande interesse para a indústria e para o ambiente, como por exemplo, para a produção de ração animal e para a degradação de resíduos da indústria avícola. Pseudomonas fluorescens; Bacillus thuringiensis; Sporosarcina aquimarina; Psychrobacter cryohalolentis; Shewanella putrefaciens apresentaram produção de queratinases e foram selecionados para as próximas etapas desse trabalho que são a identificação, quantificação e purificação dessas enzimas.