27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2091-1


Poster (Painel)
2091-1CARACTERIZAÇÃO DE ESPÉCIES DE ESTAFILOCOCOS E SEUS FATORES DE VIRULÊNCIA ISOLADAS DE BIOFILME SUBGENGIVAL DE INDIVÍDUOS COM DIFERENTES CONDIÇÕES CLÍNICAS PERIODONTAIS.
Autores:Santos, G. A. (IMPG - Instituto de Microbiologia Paulo de Goes) ; Luiz,Y. P. (IMPG - Instituto de Microbiologia Paulo de Goes) ; Colombo, A.P.V. (IMPG - Instituto de Microbiologia Paulo de Goes) ; Souto, R.M. (IMPG - Instituto de Microbiologia Paulo de Goes)

Resumo

Este estudo avaliou a frequência de diferentes espécies de estafilococos no biofilme subgengival de pacientes com diferentes condições periodontais, bem como a presença de genes de fatores de virulência (FV) e resistência dessas espécies, como o gene de resistência a beta-lactâmicos (mecA,/i>), proteínas ligadoras de elastina (ebpS), colagenase (cna,/i>), fibronectina A (fnbA) e B (fnbB), sialoproteína óssea (bbp), e leucocidina (luk-S e luk-F). Oitenta indivíduos com saúde periodontal (SP), 24 com gengivite (G), 63 com periodontite crônica (PC) e 42 com periodontite agressiva (PA) foram selecionados. Amostras de biofilme subgengival foram coletadas, semeadas em meio manitol salgado e incubadas por 48h a 37°C. Colônias sugestivas de estafilococos foram isoladas e o DNA extraído para identificação de S. aureus ou estafilococos coagulase-negativos (SCN), mecA e dos FV através da técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR) multiplex. A identificação das espécies de SCN foi realizada através de PCR e análise do polimorfismo de comprimento de fragmento de restrição. Diferenças entre grupos foram avaliadas pelos testes Kruskal-Wallis, Mann-Whitney e Qui-quadrado. Cepas de SCN foram isoladas em 54,5% das amostras de biofilme subgengival, sendo significativamente mais prevalentes no grupo com PA (p<0,001). Dentre as espécies de SCN, a mais prevalente foi S. epidermidis, sendo a maioria isolada de pacientes com SP. Não houve diferença significativa na distribuição dessas espécies entre os grupos clínicos, porém S. capitis foi detectado apenas na PA. Cepas de S. aureus foram isoladas em 8,6% das amostras e não houve diferença significativa na sua distribuição entre os grupos clínicos. O gene mecA estava presente em 11,4% dos isolados de SCN e 33,3% de S. aureus. Houve uma tendência a uma maior frequência de detecção de cepas mecA+ no grupo com PA em relação aos outros grupos (p=0,07). Os FV mais frequentes foram ebpS (22%) e cna (19%). Associações significativas foram observadas entre alta frequência de estafilococos e cepas carreadoras de mecA e parâmetros clínicos de inflamação e destruição periodontais. Espécies de estafilococos, em particular S. epidermidis, foram detectadas em alta frequência no biofilme subgengival de indivíduos com diferentes condições periodontais. Apesar da baixa frequência, cepas mecA+ apresentaram uma tendência a serem mais isoladas de pacientes com PA. Os fatores de virulência cna, e ebpS predominaram nas cepas de estafilococos isoladas dos grupos clínicos.