27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2074-1


Poster (Painel)
2074-1Validação dos cartões AST N-239 e AST N-238 Vitek2® para meropenem em enterobacterias segundo breakpoints do CLSI.
Autores:CURY, A.P. (HCFMUSP - HOSPITAL DA CLÍNICAS DE SÃO PAULO) ; RODRIGUES, H.M.P (HCFMUSP - HOSPITAL DA CLÍNICAS DE SÃO PAULO) ; DOMINGOS, C.E.B (HCFMUSP - HOSPITAL DA CLÍNICAS DE SÃO PAULO) ; DOI, A.M. (HCFMUSP - HOSPITAL DA CLÍNICAS DE SÃO PAULO) ; DO CARMO, D.B. (HCFMUSP - HOSPITAL DA CLÍNICAS DE SÃO PAULO) ; ROSSI, F. (HCFMUSP - HOSPITAL DA CLÍNICAS DE SÃO PAULO)

Resumo

INTRODUÇÃO: Enterobactérias produtoras de KPC, promoveram uma revisão de PK/PD dos carbapenemicos e novos pontos de corte foram estabelecidos. Alguns sistemas automatizados permitiram esta adaptação e a validação dos resultados foi então realizada em nossa instituição demonstrando a ocorrência de erros muito graves para meropenem através do cartão de sensibilidade AST-105 (Vitek2). Com a introdução dos novos cartões AST N-239 e AST N-238 (urinário) contendo nova formulação do meropenem uma nova validação foi realizada. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram selecionadas 50 Enterobactérias previamente identificadas pelo Vitek2 que apresentaram meropenem com MIC ≤ 1µg/ml (sensível) pelo Vitek2®no cartão AST-105, E-test e Disco-Difusão (DD)(OXOID) resistentes. Todas foram enviadas para PCR do gene blaKPC e retestados com os novos cartões AST N-239 e AST N-238 e DD (OXOID) do mesmo inóculo. RESULTADOS: As 50 enterobactérias foram isoladas a partir de diferentes materiais biológicos, sendo 46 Klebsiella pneumoniae, 2 Citrobacter freundii, 1 Escherichia coli e 1 Klebsiella oxytoca. Todas são produtoras de carbapenemase KPC e apresentaram 80% de Concordância Categórica, 20% de erro menor e 0 de erro muito grave (falso sensível) com os novos cartões AST N-239 e AST N-238 quando comparado com DD. O desempenho dos cartões (N-239 e N-238) foi similar. CONCLUSÃO: Os resultados de Meropenem pelo Vitek2® usando a nova formulação de meropenem contida nos cartões AST N-239 e AST N-238 demonstraram boa correlação categórica cepas KPC positivas. Os resultados do meropenem apresentam melhor performance quando comparado com os resultados dos cartões AST-105 que apresentam 56% de falso sensível (erro muito grave). Com a introdução dos novos cartões na nossa rotina a confirmação dos resultados com metodologia alternativa como DD e/ou E-test foi abolida.