27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2060-1


Poster (Painel)
2060-1ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO EXTRATO HIDROALCOÓLICO DA FOLHA E SEMENTE DO ABACATEIRO (Persea americanaMilli) E DA CASCA E SEMENTE DO MARACUJÁ AMARELO (Passiflora edulisSims f.flavicarpa) PELO MÉTODO DE AGAR DIFUSÃO CONTRA FUNGOS DE INTERESSE CLÍNICO.
Autores:Ribeiro, E.E.C. (UNICEUMA - Universidade Ceuma) ; Costa, N.C. (UNICEUMA - Universidade CeumaUNICEUMA - Universidade Ceuma) ; Silva, A.M. (UNICEUMA - Universidade CeumaUNICEUMA - Universidade CeumaUNICEUMA - Universidade Ceuma) ; Vale,I.N.F (UNICEUMA - Universidade CeumaUNICEUMA - Universidade CeumaUNICEUMA - Universidade CeumaUNICEUMA - Universidade Ceuma) ; Araújo-Junior, R. O. (UNICEUMA - Universidade CeumaUNICEUMA - Universidade CeumaUNICEUMA - Universidade CeumaUNICEUMA - Universidade Ceuma) ; Monteiro, C.A. (UNICEUMA - Universidade CeumaUNICEUMA - Universidade CeumaUNICEUMA - Universidade CeumaUNICEUMA - Universidade Ceuma) ; Figueiredo, P. M.S. (UNICEUMA - Universidade CeumaUNICEUMA - Universidade CeumaUNICEUMA - Universidade CeumaUNICEUMA - Universidade Ceuma)

Resumo

A Persia americana é comprovadamente nutritiva e considerada carminativa na medicina tradicional. O chá das folhas e sementes é considerado útil como antirreumático, diurético, antianêmico, antidiarreico e anti-infeccioso para rins e bexiga. A Passiflora edulis flavicarpa por sua vez é conhecido por suas propriedades ansiolíticas, hipoglicemiantes e hipolipidêmicas. O uso irracional de antimicrobianos nas ultimas décadas foi determinante para o surgimento de cepas de microrganismos multirresistentes, impulsionando a ciência a pesquisar nas áreas da química, farmacologia e microbiologia. A possibilidade de produção de novos fármacos reveste de particular importância a busca por extratos vegetais com propriedades antimicrobianas. Objetivo deste estudo é verificar atividade antimicrobiana de extratos hidroalcoólicos da folha e semente do abacate e casca e semente do maracujá em fungos pela metodologia de Agar difusão. A ação dos extratos foi avaliada em uma cepa padrão ATCC de Candida albicans, e em isolados clínicos de leveduras do gênero Candida (C.albicans, C. parapsilosis, C. tropicallis e C. glabrata) também em cepas de Trychosporon sp, Cryptococcus laurentii. A ação antifúngica dos extratos foi avaliada a partir do método de difusão em ágar. Em 87,5% dos fungos testados observou-se sensibilidade à semente do abacate com halos entre 10 e 30 mm. Já com a folha obteve-se apenas 12,5% com halo de 13 mm. A semente do maracujá obteve 87,5% para fungos com halos entre 12 e 30 mm, porém a casca não teve positividade. Diante do exposto mesmo com o grande surgimento de cepas multirresistentes a diversos microrganismos pode-se obter resultados positivos com os extratos estudados, dando ênfase às sementes do abacate e do maracujá. A descoberta de novos fármacos antifúngicos é uma necessidade crescente na área da química medicinal, seja pela patogenicidade ou pela resistência desenvolvida por eles frente aos fármacos disponíveis.