27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2058-1


Poster (Painel)
2058-1Estudo comparativo da ação antiestafilocócica de óleos essenciais das folhas da Miracrodruon urundeuva (Aroeira-do-sertão)
Autores:Araújo, G. M. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; DANTAS, L. I. S. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; XAVIER, L. A. C. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; AQUINO, N. C. de (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; MENDONÇA, R. A. (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; ANDRADE, V. S. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

Os óleos essenciais apresentam potencial terapêutico como analgésicos, sedativos, anti-inflamatórios e antimicrobianos devido à presença de constituintes químicos voláteis como os terpenos, constituintes alifáticos e aromáticos. Dentre os vegetais que apresentam importância no grupo das plantas aromáticas destaca-se a aroeira-do-sertão (Myracrodruon urundeuva), pertencente à família Anacardiaceae, a qual é amplamente distribuída na caatinga e em outras regiões brasileiras. Com o objetivo de analisar a atividade antiestafilocócica de dois óleos essenciais extraídos das folhas da Myracrodruon urundeuva, foi determinada a concentração inibitória mínima de forma quantitativa, por meio da técnica de microdiluição seriada em caldo, conforme padrão recomendado pelo CLSI (2013), frente à cepa de Staphylococcus aureus ATCC 25923. Para a leitura do teste, utilizou-se solução de CTT (cloreto de 2,3,5-trifenil-tetrazolium) a 0,5% como um revelador do crescimento. Os testes foram realizados em triplicata utilizando como controle positivo a gentamicina e negativo o tween 80 a 5%. A concentração inibitória mínima foi determinada em 14 mg/mL para um dos óleos (em fase de caracterização química) e 0,35 mg/mL para o óleo com 80% de α-pineno. Na literatura, existem relatos de atividade frente S. aureus tanto de concentrações inferiores quanto superiores ao encontrado neste. Apesar de terem sido extraídos da mesma espécie vegetal, a diferença na ação de cada um frente a S. aureus foi acentuada, sugerindo que a presença majoritária do α-pineno possa resultar em uma intensa inibição do crescimento bacteriano, diminuindo a CIM. Além de que a coleta e extração da espécie vegetal em períodos climáticos distintos presumivelmente resulta em óleos com constituintes em concentrações diferentes. Neste sentido, é necessária a caracterização química final do óleo, para determinação quantitativa, com intuito de correlacionar a produção com as condições de estímulo à mudança na síntese vegetal desses metabólitos secundários.