27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2055-1


Poster (Painel)
2055-1PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA E ATIVIDADE ANTIMICROBIANA IN VITRO DOS EXTRATOS HIDROALCÓOLICOS DE Beta vulgaris, Carica papaya, Morinda citrifolia e Passiflora edulis flavicarpa CONTRA BACTÉRIAS GRAM NEGATIVAS DE INTERESSE CLÍNICO
Autores:Costa, N.C. (UNICEUMA - Universidade Ceuma) ; Ribeiro, E.E.C. (UNICEUMA - Universidade Ceuma) ; Silva, A.M. (UNICEUMA - Universidade Ceuma) ; Alves, M.B. (UNICEUMA - Universidade Ceuma) ; Monteiro, C.A. (UNICEUMA - Universidade Ceuma) ; Figueiredo, P. M.S. (UNICEUMA - Universidade Ceuma)

Resumo

O uso de plantas medicinais no tratamento de doenças é uma estratégia antiga utilizada por praticamente todas as populações do mundo. No Brasil, um número significativo de plantas é usado na forma de extratos brutos para tratar infecções, embora poucas evidências científicas sejam relatadas comprovando a eficácia desse tratamento. O objetivo do trabalho foi verificar o perfil fitoquímico e a atividade antimicrobiana in vitro de extratos hidroalcóolicos contra bactérias gram negativas de interesse clínico.Para análise fitoquímica dos extratos hidroalcóolicos de beterraba (Beta vulgaris), polpa de mamão e casca de mamão (Carica papaya), folhas do noni (Morinda citrifolia) e casca de maracujá (Passiflora edulis flavicarpa) 50 % v/v foram aplicados métodos para detecção de alcalóides (MeyereDragendof), taninos e fenóis (teste do FeCl3), saponinas ( formação de espuma a quente e a frio), flavonóides (teste de Schinoda) e esterpenóides (teste de Liberman-Burchard). O potencial antimicrobiano foi avaliado pela a técnica de difusão em meio Muller Hinton, com inoculação dos extratos em poços, após incubação 37° C por 24 hrs foi medido o diâmetro do halo de inibição do crescimento quando presente sobre ATCC 27883 P. aeruginosa, ATCC 25922 E. coli e isolados clínicos multirresistentes de S. maltophilia, Burkholderia spp. e A. balmannii. A fitoquímica mostrou que 60% dos extratos testados (polpa de mamão, casca de maracujá e folha do noni) apresentou fenóis e taninos, 20% flavonóides (casca de maracujá), 40% cumarinas (polpa de mamão e casca de mamão), 40% tripterpenos e esteróides (casca de maracujá e casca de mamão), 40% saponinas (casca de maracujá e folhas do noni). Quanto à atividade antimicrobiana os extratos apresentaram os seguintes resultados: não houve atividade antimicrobiana dos extratos de beterraba, polpa de mamão e folhas do noni sobre nenhuma bactéria testada, entretanto a casca de maracujá e casca do mamão apresentaram atividade sobre P. aeruginosa e S. maltophilia, respectivamente com formação de halo de (10 mm).O presente trabalho demonstrou importante atividade antimicrobiana de extratos hidroalcóolicos sobre microrganismos patogênicos e a presença de metabólitos secundários em sua composição.