27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2054-2


Poster (Painel)
2054-2Otimização do cultivo de Bacillus thuringiensis var. israelensis em meios à base de maltodextrina visando a produção de biolarvicida para controle de mosquitos hematófagos
Autores:Rodrigues, R.C. (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense) ; Berbert, P.A. (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense) ; Siqueira, S.P.O (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense) ; Costa, F.R (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense) ; Berbert-Molina, M.A. (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense)

Resumo

Bacillus thuringiensis var israelensis (Bti) produz toxinas com efeito letal sobre larvas de vetores de doenças de alto impacto para a saúde pública, como Aedes aegypti, vetor da dengue. Esta propriedade é explorada pela indústria de fermentação para a produção de biolarvicidas altamente específicos e de baixo impacto para o ambiente. Porém, como o custo do processo é ainda elevado em relação ao dos inseticidas químicos, justificam-se os estudos voltados para formas mais econômicas de produção. O uso de matérias-primas de baixo custo para a formulação do meio de cultivo tem sido, por exemplo, uma das alternativas mais indicadas para viabilizar economicamente o processo. Deste modo, foi objetivo do presente trabalho avaliar o emprego de meios preparados com solução residual da desidratação osmótica de abacaxi com maltodextrina, a qual apresenta elevado alto conteúdo do carboidrato assimilável por Bti. Especificamente, buscou-se identificar a diluição do xarope mais adequada á obtenção de elevadas concentrações de toxinas. Os ensaios foram realizados em fermentador de 2 L (New Brunswick, BioFlo/CelliGen 115) com volume de meio de 1,5 L, agitação de 600 min-1, aeração de 1 vvm e 30 ºC. O pH inicial foi corrigido para 7,0 e mantido acima de 5,5 com NaOH 3M. Para preparo dos meios, a solução osmótica foi diluída para concentrações iniciais de açúcar (S0) de 30, 50, 75 e 100 g/L (meios MAL30, MAL50, MAL75, MAL100) e suplementada com micronutrientes do meio GYS, usado como referencia. Os meios foram inoculados com 5% (v/v) de pré-cultivo em meio GYS (10 g/L de glicose). As máximas concentrações celulares foram semelhantes em todos os meios, porém o tempo necessário para sua obtenção foi maior (7 h) nos meios MAL75 e MAL100, resultando em produtividade em células 40% menor que a obtida em MAL30. Concentrações de 75 e 100 g/L de açúcar também afetaram negativamente as taxas de esporulação (1,39 e 2,86%, respectivamente), valores muito inferiores à média obtida nos meios MAL30 e MAL50 (88,7%). A maior atividade tóxica foi verificada no meio MAL30 (LC50=2,19 mg/L), seguida pela do meio MAL50, que foi 7 vezes menor. Os meios MAL75 e MAL100 mostraram-se inadequados para o processo de síntese das toxinas, com valores de LC50 40 vezes maior que o obtido em MAL30. Os resultados mostraram que a diluição do xarope para S0 de 30 g/L permite obter atividade tóxica similar aos melhores resultados citados na literatura com o emprego de outros substratos.