27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2054-1


Poster (Painel)
2054-1Meios formulados com xarope residual da desidratação osmótica de frutas como alternativa para a produção de bioinseticida para o controle de Aedes aegypti
Autores:Rodrigues, R.C. (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense) ; Berbert, P.A. (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense) ; Siqueira, S.P.O (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense) ; Costa, F.R (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense) ; Berbert-Molina, M.A. (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense)

Resumo

A dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, representa um grave problema de saúde pública em regiões tropicais e subtropicais do planeta, afetando milhões de pessoas anualmente. O controle do vetor com bioinseticidas formulados com Bacillus thuringiensis var. israelensis (Bti) apresenta vantagens em relação aos inseticidas químicos convencionais, como elevada seletividade e segurança para organismos não alvo. No entanto, a viabilidade econômica do processo fermentativo com Bti depende diretamente do custo do meio de cultivo, o que torna essencial a busca de matérias-primas de baixo custo para o processo. A composição do meio é também essencial para produção de elevadas concentrações de biomassa, esporos e das toxinas responsáveis pelo efeito entomopatogênico. Neste contexto, foi objetivo deste trabalho avaliar a aplicabilidade de xaropes residuais da desidratação osmótica de abacaxi, realizada com os solutos maltodextrina, sorbitol e frutooligossacarídeo, como base para meios de cultivo visando a maximização das variáveis de interesse. Os ensaios foram realizados em bioreator New Brunswick (BioFlo/CelliGen 115), operado em sistema descontínuo, a 30 ºC, agitação de 600 min-1 e aeração de 1 vvm. O pH inicial foi corrigido para 7,0 e mantido acima de 5,5 com KOH 3M. A fermentação foi finalizada após dissociação dos grumos formados durante a esporulação, evento típico do processo. Para preparo dos meios, a solução osmótica foi diluída para uma concentração inicial de açúcar (S0) de 30 g/L e suplementada com micronutrientes do meio GYS, usado como referencia. Foram testados os meios MAL (maltodextrina), SOB (sorbitol) e FOS (frutooligossacarídeo), inoculados com 5% (v/v) de pré-cultivo em meio GYS (10 g/L de glicose). A concentração celular obtida no meio MAL (16,4 g/L) foi equivalente à obtida no meio controle e significativamente superior (54 e 215%, respectivamente) às alcançadas nos meios FOS e SOR, com taxa de esporulação similar à de FOS e 44% maior que a de SOB. A síntese de toxinas foi também expressivamente favorecida no meio MAL, obtendo-se LC50 de 2,19 mg/L, que corresponde a uma atividade tóxica duas vezes maior que a obtida em FOS e 80 vezes maior que a de SOB. Concluiu-se que xaropes compostos com frutooligossacarídeo e, principalmente, maltodextrina, são fontes de carbono em potencial para aplicação neste processo, uma vez que levam a atividades tóxicas comparáveis aos melhores resultados outros resíduos agroindustriais.