27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2049-2


Poster (Painel)
2049-2Resistência Antimicrobiana e perfil de macrorrestrição de Salmonella serovar Typhimurium PT 193 de origem humana, isoladas nas últimas décadas.
Autores:Reis, E.M.F. (UERJ - Universidade do Estado do Rio de JaneiroIOC/FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz/ Fundação Oswaldo Cruz) ; Costa, R.G. (IOC/FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz/ Fundação Oswaldo Cruz) ; Santos, A.F.M. (IOC/FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz/ Fundação Oswaldo Cruz) ; Almeida, A.C.F. (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Rodrigues, D.P. (IOC/FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz/ Fundação Oswaldo Cruz) ; Hofer, E. (IOC/FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz/ Fundação Oswaldo Cruz)

Resumo

O gênero Salmonella é reconhecido como um dos principais patógenos da atualidade envolvido em quadros de DTA. Seu controle é dificultado pela capacidade de se disseminar indistintamente em diferentes fontes de infecção, resultando em uma epidemiologia de difícil complexidade. Particularmente, a Salmonella ser. Typhimurium vem recebendo destaque pelo aumento da sua prevalência e circulação de multirresistência antimicrobiana observada nas últimas décadas. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi reconhecer os clones epidêmicos em 553 cepas de Salmonella ser. Typhimurium PT 193 isoladas entre as décadas de 1970 a 2000, pertencentes ao banco de dados do LABENT. Nestas foram avaliadas a suscetibilidade antimicrobiana (CLSI) e determinação dos perfis de macrorrestrição do DNA através da PFGE. Em uma análise global, 52% apresentaram um ou mais marcadores de resistência aos antibióticos incluídos no perfil ACSSuT, sendo este reconhecido em 20,9% dos isolados, especialmente no período de 2000 a 2008. Um percentual de resistência mais elevado (99%) foi observado em cepas isoladas na década de 70 sendo o perfil ACSSuT detectado em 35,2% dos isolados, especialmente a partir de processos gastroentéricos ocorridos na cidade de São Paulo. Embora o número de isolados de Salmonella ser. Typhimurium PT 193 tenha aumentado no período considerado, o percentual de resistência aos antimicrobianos se situou em 63,0%. A análise do polimorfismo com a enzima XbaI revelou similaridade que cepas isoladas na década de 90 apresentaram elevado percentual de (≥85%) entre as cepas da década de 90. Aquelas isoladas na década de 70 inserem-se em “subclusters” independentes (≥70%), a semelhança das isoladas durante a década de 1980. Os resultados demonstraram que a prevalência de Salmonella ser. Typhimurium PT 193 no Brasil vem progredindo desde a década de 1990, contudo o perfil clássico de resistência (ACSSuT) tem sua casuísta reduzida, tendo sido possível reconhecer uma multiplicidade de perfis de macrorrestrição, com elevados percentuais de similaridade entre si, sugerindo a circulação de um clone comum.