27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2048-1


Prêmio
2048-1Listeria spp. e L. monocytogenes EM CORTES CÁRNEOS, EQUIPAMENTOS E AMBIENTE DE MATADOUROS-FRIGORÍFICOS BRASILEIROS
Autores:Nunes, I. A (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; França, L. (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Rauecker, U.N. (UFG - Universidade Federal de GoiásUFG - Universidade Federal de GoiásUFG - Universidade Federal de GoiásUFG - Universidade Federal de Goiás)

Resumo

Objetivando determinar a distribuição de Listeria spp. e L. monocytogenes em fontes diversas, pela técnica de PCR, foram analisadas 360 amostras no período de novembro de 2006 a fevereiro de 2008, procedentes de 25 unidades frigoríficas de cinco empresas brasileiras habilitadas para comércio internacional. As amostras de ambiente, superfície de meias-carcaças e cortes cárneos sem embalar foram colhidas com swabs umedecidos em solução salina a 0,85% (pH 7,0) e os cortes cárneos embalados a vácuo foram encaminhados em suas embalagens originais. As amostras foram pré-enriquecidas em caldo soja trypticase a 28oC/18h. O DNA genômico foi isolado segundo van SOOLINGEN et al. (1991). Foram utilizados os primers U1/LI1 para Listeria spp. e LM1/LM2 e LL5/LL6 para L. monocytogenes. Os produtos amplificados foram separados por eletroforese em gel de agarose a 2% em tampão TBE e os géis corados com brometo de etídeo (0.6 µg/mL). A documentação fotográfica foi feita em sistema Gel Doc XR, utilizando o software Quantity One. Listeria spp. foi detectada em 19,72% do total analisado. Independente do par de primers utilizado para amplificação, L. monocytogenes foi detectada em 14,72% da amostragem, sendo 20% em câmaras-frias, 15,83% em salas de desossa, 13,33% em meias-carcaças e em cortes cárneos e 10% em salas de matança. Foram obtidas 12,57% de amostras positivas no matadouro-frigorífico A, 11,39% no B, 21,31% no C e 13,33% no D e E. A espécie foi detectada em São Paulo, com 12,42% de amostras positivas, 14,08% no Mato Grosso do Sul, 12,30% em Goiás, 24% no Mato Grosso, 27,27% na Bahia e 14,28% no Pará. O par de primers LM1/LM2 revelou maior eficiência que o LL5/LL6 e, apesar deste último ter apresentado baixa eficiência para detecção, a totalidade de amostras positivas para L. monocytogenes deste trabalho só foi possível com a associação de ambos. Listeria spp. e L. monocytogenes se encontram amplamente distribuídas nas fontes e sítios estudados, estando disseminadas em todos os matadouros-frigoríficos e Estados analisados, com exceção de Minas Gerais. Os resultados deste trabalho revelam a necessidade de adoção de medidas urgentes para o controle do patógeno nos estabelecimentos de abate de bovinos no Brasil e devem servir de alerta para a possibilidade de ocorrência de surtos de listeriose de veiculação alimentar, dadas as frequências de ocorrência aqui verificadas em meias-carcaças e cortes cárneos.