27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2041-2


Poster (Painel)
2041-2Distribuição Clonal de Staphylococcus aureus isolados de idosos institucionalizados em casas de repouso na cidade de Bauru/SP
Autores:Souza, C.S.M (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Silveira, M (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Faccioli-Martins, P. Y (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Bartolomeu, A. R (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Riboli, D. F. M (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Fortaleza, C.M.C.B (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Cunha, M.L.R.S (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)

Resumo

Idosos residentes em casas de repouso representam um grupo estratégico para investigação da epidemiologia de Staphylococcus aureus resistente a meticilina (MRSA). O objetivo do trabalho foi detectar os isolados resistentes a meticilina, caracterizar o SCCmec e avaliar a similaridade genética entre 50 isolados de S. aureus sensíveis e resistentes a meticilina provenientes de idosos residentes de sete casas de repouso na cidade de Bauru/SP. O gene de resistência a meticilina (mecA) foi detectado através da Polymerase Chain Reaction (PCR) e a caracterização do SCCmec através da PCR multiplex, a triagem dos isolados foi realizada pelo Pulsed Field Gel Eletrophoresis (PFGE) e a tipagem dos isolados resistentes pelos métodos de Multilocus Sequence Typing (MLST) e spa typing. Entre os isolados, 22% (11) carreavam o gene mecA. Seis isolados apresentaram o SCCmec tipo II, dois apresentaram o tipo IV e três não foram tipados. No PFGE dos isolados sensíveis foi possível observar 4 clusters, onde os isolados apresentavam-se idênticos ou similares, sendo a maioria pertencente a mesma casa de repouso. Entre os resistentes foi observado 3 clusters majoritários agrupando amostras de diferentes casas de repouso. As técnicas de MLST e spa typing mostraram quatro sequence type (ST 105, 1176, 2594, 2599) e apenas um spa type (t002). Apesar dos ST diferentes, todos pertencem ao mesmo complexo clonal 5 sugerindo uma origem comum. Outro fato relevante é a presença de SCCmec característicos de ambientes de assistência à saúde e comunidade que podem ser devido ao fato dessas instituições manterem uma dinâmica de atendimento semelhante a hospitais, o que facilita a transmissão cruzada de patógenos. Por serem mais suscetíveis à infecção, representam um grupo em que a colonização por S. aureus é de grande risco não só para casas de repouso, mas também para a comunidade.