27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2029-2


Poster (Painel)
2029-2Efeito da agitação e concentração de açúcar na biossíntese de etanol por Zymomonas mobilis em meio composto por glicose e xilose
Autores:Coimbra, M.C. (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Garcia-Cruz, C.H. (UNESP - Universidade Estadual Paulista)

Resumo

No Brasil, toda a produção industrial de álcool é realizada utilizando leveduras como microrganismo da fermentação e pouco se conhece de outros microrganismos que produzam álcool a nível industrial. A bactéria Zymomonas mobilis tem sido alvo de inúmeras pesquisas devido ao seu alto potencial fermentativo, do qual resulta uma produção de etanol comparável ou até mesmo superior à obtida por leveduras. Além disso, apresenta atributos tecnológicos que potencializam o seu emprego na fermentação alcoólica em escala industrial, pois possui habilidades promissoras de transformar açúcares em etanol e gás carbônico, em condições comparáveis àquelas exigidas pelas leveduras. Zymomonas mobilis é uma bactéria única dentro do mundo microbiano, com crescimento, produção de energia e resposta às condições de cultura extremamente peculiares, causando um grande interesse no mundo científico, biotecnológico e industrial. Dentro desse contexto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência da agitação e da concentração de açúcar na produção de etanol por Z. mobilis. Foram realizados dois ensaios de fermentação, um com agitação manual de 5 min ao dia e concentração inicial de glicose e xilose (1:1) de 50 g/L; e outro com agitação constante de 150 rpm e concentração inicial de glicose e xilose (1:1) de 250 g/L. Em ambos os ensaios, o pH do meio foi ajustado para 4,5 e adicionado dos seguintes sais (em g/L): extrato de levedura, 5; KH2PO4, 1; (NH4)2SO4, 1 e MgSO4.7H2O, 1. As fermentações foram conduzidas durante 72 h a 30°C. Nas amostras, coletadas a cada 24 h, foram determinados o crescimento celular por densidade ótica a 570 nm, e a produção de etanol por espectrofotometria com solução de dicromato de potássio. Para o crescimento celular, o maior valor (1,15 g/L) foi obtido depois de 24 h no meio com menor agitação e menor concentração de açúcares. Já para a biossíntese de etanol, a máxima produção (74,57 g/L) ocorreu no meio com maior agitação e maior concentração de açúcares, também depois de 24 h de fermentação, diminuindo nos demais tempos. Os dois parâmetros avaliados influenciaram no processo fermentativo, sendo a produção de etanol favorecida pelo aumento da agitação e concentração inicial de açúcares.