27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2019-2


Poster (Painel)
2019-2SUSCEPTIBILIDADE ANTIMICROBIANA DE ESTIRPES DE Vibrio spp. ISOLADAS DE CAMARÃO DE CULTIVO Litopenaeus vannamei COMERCIALIZADO NA FEIRA DE PESCADOS DO MUCURIPE-CE.
Autores:Carvalho, E.M.R (LABOMAR - Instituto de Ciências do Mar) ; Almeida, A.M.S (LABOMAR - Instituto de Ciências do Mar) ; Santos, D.R (LABOMAR - Instituto de Ciências do Mar) ; Sousa, O.V. (LABOMAR - Instituto de Ciências do Mar) ; Vieira, R.H.S.F. (LABOMAR - Instituto de Ciências do Mar)

Resumo

A produção de pescado tem crescido nos últimos anos. Como esses produtos são provenientes de cultivo estão susceptíveis a epizootias. Para controlar as enfermidades, muitos produtores utilizam substâncias antimicrobianas nos cultivos o que pode acarretar o desenvolvimento de estirpes resistentes. Além disso, a presença de resíduos fármacos no tecido dos animais pode comprometer a saúde do consumidor. Com base na informação citada, a presente pesquisa teve como objetivo verificar a susceptibilidade antimicrobiana de estirpes de Vibrio spp. isoladas de camarão de cultivo Litopenaeus vannamei comercializado na feira de pescados do Mucuripe-Ce. Trinta estirpes de Vibrio spp. foram previamente isoladas de camarão de cultivo comercializado na feira de pescados da praia do Mucuripe-Ce e faziam parte da coleção bacteriológica do Laboratório de Microbiologia Ambiental e do Pescado/LABOMAR. A determinação do perfil de sensibilidade e resistência a antimicrobianos foi realizada através do método de difusão em disco (Teste de Kirby - Bauer) indicado pelo CLSI, 2010. Os agentes antimicrobianos testados foram: Penicilina-PEN, Tetraciclina-TET, Gentamicina-GEN, Imipenem-IPM, Cloranfenicol-CLO, Nitrofurantoina-NIT, Cefoxitina –CFO (LABCLIN, Brasil).Cerca de 80% (24) das estirpes de Vibrio spp. testadas apresentaram resistência a pelo menos um dos antimicrobianos testados. Os fármacos TET, GEN, CLO, NIT, IPM e CFO mostraram –se entre 97% e 100% eficazes contra as estirpes testadas. Uma discreta resistência de 3% foi observada aos seguintes fármacos: TET, CLO e CFO. Observou-se que o maior índice de resistência foi ao fármaco PEN (77%). Somente uma estirpe apresentou multirresistência, com o seguinte perfil: PEN+TET+CLO. A presença de bactérias resistentes no ambiente onde o animal aquático é cultivado pode acarretar prejuízos ao produto e causar problemas à saúde do consumidor.