27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2012-1


Poster (Painel)
2012-1Avaliação do conhecimento da população geral e de médicos veterinários a respeito da leishmaniose no município de Uruguaiana/RS.
Autores:Polo, L.C. (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Lubeck, I. (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Escobar, T.A (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa)

Resumo

A Leishmaniose é uma zoonose causada por protozoários do gênero Leishmania, transmitida ao homem e ao cão pela picada do mosquito flebotomíneo, sendo considerada uma das doenças infecciosas de maior relevância nas Américas. Nos últimos anos, esta protozoose tem mudado seu padrão de distribuição geográfica, culminado em 2009, com o registro do primeiro caso no município de Uruguaiana/RS. Desta forma, o presente trabalho teve como propósito, estimar o nível de informações que a comunidade local e os médicos veterinários possuem sobre leishmaniose. Os questionários destinados ao corpo técnico foram constituídos por 18 questões puramente técnicas sobre a enfermidade, enquanto que os questionários aplicados à população em geral, foram compostos de 15 questões. Foram entrevistados no total 20 médicos veterinários, atuantes em suas clínicas veterinárias, bem como em hospitais universitários. Os resultados obtidos com o corpo técnico apontam que 100% dos veterinários confirmam conhecer a doença e que todos pensam ter atendido um animal infectado. Além desses dados, 55% dos entrevistados, acreditam que realizar o tratamento para a zoonose seja correto, confirmando já o terem feito. Tal informação, não é condizente com as descrições relatadas no meio científico e indicação do Ministério da Saúde, pois para vários pesquisadores, o tratamento da leishmaniose não é eficiente, sendo recomendado o uso da eutanásia. Os dados junto à população foram obtidos pela entrevista de 250 pessoas. Quando questionadas sobre a enfermidade, 78,4% afirmaram já ter ouvido falar sobre a mesma e 65% desses possuíam conhecimento sobre a transmissão da zoonose. Além disso, 65% dos munícipes acredita que realizar o tratamento em cães soro positivo para leishmaniose seja correto. Apesar de estarem munidos de pouca informação, 68% dos cidadãos pensam que os órgãos públicos são responsáveis por informar a população sobre a enfermidade e que realizam uma boa divulgação da doença. A leishmaniose é uma enfermidade grave e requer esforço contínuo para sua prevenção e controle, sendo importante o conhecimento técnico dos profissionais envolvidos na área, bem como, da população.