27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2011-1


Poster (Painel)
2011-1Prospecção de Bactérias com Potencial Aplicação em Biorremediação de Hidrocarbonetos de Petróleo na Ilha da Trindade
Autores:Rodrigues, E.M. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Gonzaga, L. V. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Fernandes, P. L. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; KALKS, K. H. M. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Morais, D. K. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Tótola, M. R. (UFV - Universidade Federal de Viçosa)

Resumo

Ao entrarem em contato com o ambiente, hidrocarbonetos podem causar efeitos tóxicos imediatos e/ou crônicos na biota local e adjacente. O aumento da produção de petróleo nas áreas do pré-sal aumenta os riscos de derramamentos acidentais. A Ilha da Trindade está localizada a 1200 Km da costa brasileira, em uma região oceânica com baixa produtividade primária, na mesma latitude da Bacia de Campos. A prospecção de espécies bacterianas com potencial de degradação de hidrocarbonetos na água do entorno da ilha possibilita uma eventual aplicação desses micro-organismos em operações de biorremediação em águas oceânicas tropicais. O objetivo deste trabalho foi prospectar bactérias que utilizam hidrocarbonetos do petróleo como fonte de carbono e verificar a presença de genes que codificam enzimas de vias catabólicas de hidrocarbonetos. Placas de acrílico com uma fina camada de petróleo foram presas a uma bóia fixa, por 60 dias, próximo à área de arrebentação da ilha. Os biofilmes bacterianos formados na superfície das placas foram cultivados e isolados em meio BH, utilizando naftaleno ou hexadecano como única fonte de carbono. Foram obtidos 15 isolados, sendo estes cultivados em meio BH, utilizando 12 diferentes hidrocarbonetos como fontes de carbono. Três pares de primers foram utilizados em reações de PCR para verificar a presença de genes que codificam enzimas que participam do catabolismo de hidrocarbonetos. Os isolados TRN7 e TRH1 se destacaram, pois cresceram na presença de todos os 12 compostos fornecidos (de 7 a 50 carbonos). Os demais isolados apresentaram crescimento em alguns dos hidrocarbonetos testados. Nenhum dos isolados apresentou amplicons para o gene que codifica a subunidade alpha de dioxigenases de hidroxilação de anéis de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAH-RHD&alpha). A presença do gene alcano hidroxilase (alkB) foi confirmada apenas no isolado TRN7. O gene que codifica a catecol 2,3 – dioxigenase (C23DO) foi confirmado em todos os isolados. Apesar do ambiente em estudo não apresentar histórico de contaminação com hidrocarbonetos do petróleo, os resultados obtidos indicam a existência de bactérias com potencial para utilização em processos de biorremediação. É possível ainda que existam vias desconhecidas de catabolismo desses compostos, dada a inexistência de amplicons para alguns genes envolvidos com a biodegradação de hidrocarbonetos.