27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2006-1


Poster (Painel)
2006-1AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DE PROTEÍNAS E LIPÍDEOS DE Arthrospira (Spirulina) platensis APÓS REUTILIZAÇÃO DE MEIOS DE CULTIVO TRATADOS COM CARVÃO ATIVADO EM PÓ E CLORETO FÉRRICO
Autores:Mejia, L.D. (USP - Universidade de São Paulo) ; Valenzuela, J.O. (USP - Universidade de São Paulo) ; Carvalho, J.C.M (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo

A cianobactéria Arthrospira (Spirulina) platensis, tem um elevado conteúdo de proteínas e ácidos graxos poli-insaturados, com potencial uso como complemento alimentar para humanos e animais. O objetivo deste estudo foi avaliar o conteúdo de proteínas e lipídeos de A. platensis após reutilização de meios do cultivo do mesmo micro-organismo, obtidos por processo descontínuo em minitanques e tratados com carvão ativado em pó e o agente coagulante cloreto férrico. Os efluentes foram obtidos de cultivos descontínuos de A. platensis realizados em minitanque de 5 litros, em meio Schlösser com NaNO3 (2.5 mg.L-1) e posteriormente tratados por processos físico químicos, empregando diferentes concentrações de CAP (30, 40 e 50 mg.L-1) e FeCl3 (6, 10 e 14 mg.L-1). Após tratamento, foram usados como meio de cultura do mesmo micro-organismo, realizados em frascos Erlenmeyers com 600 ml de meio tratado e suplementado com NaNO3 (2.5 mg.L-1), a biomassa inicial foi 50 mg.L-1, os frascos foram dispostos em um agitador recíproco (100 rpm) a 30°C por 8 dias e intensidade luminosa de 72 µmol fótons m-2 s-1. O conteúdo de proteínas e lipídios da biomassa seca foi avaliado ao final do cultivo. Os teores de proteínas na biomassa seca após cultivo em meios tratados, estiveram na faixa de 38,7 a 58,7%, Os maiores teores de proteínas foram, em ordem decrescente, nos cultivos realizados nos efluentes tratados com FeCl3 (6 mg.L-1) e CAP (50 e 30 mg.L-1 respectivamente) com valores médios de 58,7 e 54,3%, referente aos efluentes que obtiveram menor remoção de fósforo. No entanto, o teor de proteína foi similar ao padrão reportado para A. platensis (50 - 70 %). Os conteúdos de lipídios estiveram entre 17,4 a 27,7%, estando acima da faixa considerada como típica para a A. platensis, que vai de 6 a 13%. Os maiores conteúdo de lipídeos corresponde aos efluentes tratados com FeCl3 (14 mg.L-1) e CAP (30, 40 e 50 mg.L-1 respectivamente), referente aos efluentes que tiveram maior remoção de fósforo. O conteúdo de proteínas e lipídios em A. platensis foram afetados pela concentração de fósforo residual.