27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2002-2


Poster (Painel)
2002-2INFLUÊNCIA DA SALINIDADE SOBRE A SOLUBILIZAÇÃO DE FOSFATO INORGÂNICO DE LINHAGENS DO GÊNERO Burkholderia ASSOCIADAS A PLANTAS DE CANA-DE-AÇÚCAR
Autores:SILVA, J. A. T. (UAG/UFRPE - UNIDADE ACADÊMICA DA GARANHUNS/UFRPE) ; FARIAS, A. R. B. (UAG/UFRPE - UNIDADE ACADÊMICA DA GARANHUNS/UFRPE) ; SILVA, F. G. (UAG/UFRPE - UNIDADE ACADÊMICA DA GARANHUNS/UFRPE) ; SANTOS, I. B. (UAG/UFRPE - UNIDADE ACADÊMICA DA GARANHUNS/UFRPE) ; KUKLINSKY-SOBRAL, J (UAG/UFRPE - UNIDADE ACADÊMICA DA GARANHUNS/UFRPE)

Resumo

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas do Brasil, obtendo este destaque devido a diversas aplicações, tais como produção sucroalcooleira e alimentação animal. Esta cultura requer consideráveis doses de macronutrientes, podendo-se destacar o fósforo, pelo fator de melhora no enraizamento e no perfilhamento e, assim, aumentando a produtividade final. Porém, fatores físico-químicos do solo limitam a absorção deste nutriente, tornando-o indisponível para as plantas. Mas, estudos mostram que grupos bacterianos como os gêneros Rhizobium, Burkholderia, Achromobacter, entre outros, apresentam a capacidade de solubilizar fosfato inorgânico do solo, de modo que torne disponível para as plantas. Neste contexto, o presente trabalho objetivou analisar a solubilização de fosfato inorgânico in vitro por linhagens (UAGC76, UAGC78, UAGC105, UAGC114, UAGC125, UAGC127, UAGC130, UAGC131) do gênero Burkholderia,em diferentes concentrações de sal em função do tempo de cultivo. Assim, as bactérias foram inoculadas em meio de cultura sólido contendo fosfato insolúvel com diferentes concentrações de NaCl: 0,1%; 1%; 3%; 5%; e 7% de NaCl (em triplicatas), e incubadas a 28°C por 9 dias e, em seguida, realizadas as leituras após 48, 72, 96 e 216h de cultivo. A presença de um halo claro em torno da colônia indicou a solubilização do fosfato. Portanto, pode-se observar um agrupamento quanto à resposta das linhagens a salinidade, visto que as linhagens UAGC76, UAGC78 e UAGC105 apresentaram comportamentos similares do índice de solubilização (IS) nas concentrações 0,1 e 1% de NaCl e inibição total no restante; já as linhagens UAGC114 e UAGC130, apresentaram comportamento regular nas concentrações 0,1 e 1% de NaCl em função tempo; e as linhagens UAG125, UAGC127 e UAGC131 foram as únicas que apresentaram solubilização de fosfato inorgânico nas concentrações 0,1, 1 e 3% de NaCl em função do tempo, apesar de que estas apresentaram comportamentos bem diversos quanto ao IS. Conclui-se que nas concentrações 0,1 e 1% de NaCl, as linhagens apresentaram destaque por apresentaram valores acima de 2, caracterizando-as como boas solubilizadoras de fosfato inorgânico, menos a UAGC114. Já na concentração de 3% de NaCl, só a UAGC125 apresentou IS igual a 2, apesar da UAGC127 e UAGC131 apresentarem também solubilização nesta concentração. Logo, estas bactérias tornam-se candidatas a experimentos de campo, inclusive em solos salinos.