27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2002-1


Poster (Painel)
2002-1Burkholderiasp.UAGC76 ENDOFÍTICA DE CANA-DE-AÇÚCAR: INFLUÊNCIA DE FATORES ABIÓTICOS SOBRE O CRESCIMENTO BACTERIANO E SOLUBILIZAÇÃO DE FOSFATO INORGÂNICO
Autores:SILVA, J. A. T. (UAG/UFRPE - UNIDADE ACADÊMICA DA GARANHUNS/UFRPE) ; SOUZA, A. J. (UAG/UFRPE - UNIDADE ACADÊMICA DA GARANHUNS/UFRPE) ; SANTOS, C. G. G. (UAG/UFRPE - UNIDADE ACADÊMICA DA GARANHUNS/UFRPE) ; SILVA, F. G. (UAG/UFRPE - UNIDADE ACADÊMICA DA GARANHUNS/UFRPE) ; SANTOS, I. B. (UAG/UFRPE - UNIDADE ACADÊMICA DA GARANHUNS/UFRPE) ; KUKLINSKY-SOBRAL, J (UAG/UFRPE - UNIDADE ACADÊMICA DA GARANHUNS/UFRPE)

Resumo

A cana-de-açúcar continua em expansão no Brasil, por apresentar potencial na produção de álcool e açúcar, levando o país ao maior produtor da cultura do mundo. Em vista de tal característica, essa requer grande quantidade de adubação, e dentre os macronutrientes destaca-se o fósforo. Porém, por ocorrência de intemperismo nos solos brasileiros, este mineral fica indisponível às plantas. Mas atualmente, estudos revelam que alguns micro-organismos, dentre eles, bactérias do gênero Burkholderia,quando em simbiose com as plantas,conseguem torná-lo disponível. Então, opresentetrabalho teve por finalidade avaliar a solubilização de fosfato inorgânico in vitro pela linhagem UAGC76de Burkholderia sp. e o seu crescimento bacteriano sob diferentes fatores abióticos. Assim, foi utilizada a linhagem de bactéria do gênero Burkholderia (UAGC76), endofítica de raiz de cana-de-açúcar e pertencente à coleção de culturas microbianas do Laboratório de Genética e Biotecnologia Microbiana, da UAG/UFRPE.A linhagem UAGC76 foi inoculada em meio de cultura sólido contendo fosfato insolúvel, acrescido de diferentes concentrações de NaCl: 1, 3 e 5%; em dois pHs: 4,5 e 7,2; sendo feitos em triplicatas. Em seguida, foram incubadas a 28°C por um período de 144h.A presença de um halo claro em torno da colônia indicou solubilização de fosfato. Já para o crescimento bacteriano, foi realizadaa transferência de 10uL do inóculo bacteriano para tubos com meio líquido TSA 10% com pH 4,5 e 7,2. Manteve-se os tubos sob agitação constante (125 rpm) por 7 dias. A leitura da Densidade Ótica (D.O.) foi realizada às 24, 48, 72, 96 e 168 horas de cultivo. A partir das avaliações, constatou-se que a linhagem UAGC76 mostrou-se apta a avaliação quanto solubilização de fosfato, distintamente sob as variações de pHs 4,5 e 7,2 e sal 1, 3 e 5%, em função tempo, pela presença de um halo translucido ao redor da colônia, apesar de que no pH 4,5 e concentração 1% de NaCl a linhagem apresentou melhor capacidade de solubilização de fosfato. Já quanto a densidade celular, a linhagem não mostrou alterações, tanto no pH 4,5 como no pH 7,2. Assim, esta linhagem é uma possível candidata a experimento de campo, visando à promoção de crescimento de cana-de-açúcar.