27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1996-1


Poster (Painel)
1996-1Avaliação da Acurácia do Sistema Automatizado VITEK® 2 na Determinação da Susceptibilidade Antimicrobiana em Amostras de Staphylococcus aureus Oriundas de Infecção da Corrente Sanguínea
Autores:Costa, T.M. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Morgado, P.G.M (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Farias, P.L.S. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Cavalcante, F.S. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; dos Santos, K.R.N (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Staphylococcus aureus é uma das principais causas de infecções da corrente sanguínea e cerca de 40% das amostras de S. aureus causadoras deste tipo de infecção, isoladas em hospitais brasileiros, são resistentes a meticilina. Neste contexto, a vancomicina torna-se um dos antibióticos de escolha. Ainda assim, amostras multirresistentes estão associadas com maior mortalidade. O objetivo do trabalho foi avaliar a acurácia do sistema automatizado VITEK™2 na determinação da susceptibilidade antimicrobiana, pela comparação com resultados de Concentração Mínima Inibitória (CMI) obtidos pelo método padrão de microdiluição em caldo (MDC). Foram selecionadas 110 amostras consecutivas de S. aureus, obtidas de infecção da corrente sanguínea, de pacientes atendidos no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), localizado na cidade do Rio de Janeiro, no período de fevereiro de 2011 a junho de 2013. Após a realização dos testes fenotípicos convencionais de identificação, cinco (4%) amostras foram excluídas do estudo por terem sido caracterizadas erroneamente, pelo sistema automatizado, como S. aureus. Para vancomicina, 96 (91%) amostras foram analisadas até o presente momento, sendo as CMI50 e CMI90 encontradas no sistema automatizado iguais a 1μg/ml, enquanto no método MDC os valores foram de 1μg/ml e 2μg/ml, respectivamente. As duas técnicas apresentaram concordância em 51 (53%) casos. Para as 45 amostras discordantes, o sistema automatizado apresentou valores uma diluição abaixo da encontrada na MDC em 62% delas e duas diluições abaixo para 15% destas amostras, tendo sete delas apresentado resistência intermediária (CMI=4μg/ml) no método MDC. Em 22% das amostras com resultados discordantes, o sistema automatizado revelou resultados uma diluição acima dos encontrados na MDC, contudo esta variação não interferiu na caracterização da susceptibilidade destas. Os perfis de susceptibilidade das amostras frente aos antimicrobianos oxacilina e clindamicina também estão sendo avaliados. Os resultados indicam que o sistema automatizado, embora mais rápido e prático, pode subestimar os valores de CMI, principalmente para vancomicina, um antimicrobiano de uso frequente em infecções da corrente sanguínea por amostras de S. aureus.