27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1995-1


Poster (Painel)
1995-1PROPRIEDADES ADESIVAS A SUBSTRATOS ABIOTICOS E BIOTICOS DE AMOSTRAS DE CLINICAS DE Corynebacterium pseudodiphtheriticum
Autores:Souza, MC (UERJ/FCM - Universidade do Estado do Rio de Janeiro-FCM) ; Santos, CS (UERJ/FCM - Universidade do Estado do Rio de Janeiro-FCM) ; Santos, LS (UERJ/FCM - Universidade do Estado do Rio de Janeiro-FCM) ; Napoleão (UERJ/FCM - Universidade do Estado do Rio de Janeiro-FCM) ; Souza, C (UERJ/BHEX - Universidade do Estado do Rio de Janeiro-BHEx) ; Sabbadini, PS (UNICEUMA - Universidade Ceuma) ; Gomes, DLR (IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ) ; Camello, TCF (UERJ/FCM - Universidade do Estado do Rio de Janeiro-FCM) ; Nagao, PE (IBRAG/UERJ - UERJ/Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes) ; Hirata, RJr (UERJ/FCM - Universidade do Estado do Rio de Janeiro-FCM) ; Mattos-Guaraldi, AL (UERJ/FCM - Universidade do Estado do Rio de Janeiro-FCM)

Resumo

Corynebacterium pseudodiphtheriticum, um microorganismo pertencente à microbiota da pele e trato respiratório superior humano, tem sido associado a infecções graves em pacientes imunocomprometidos e imunocompetentes. Apesar do crescente número de relatos de casos de infecções no ambiente nosocomial e multirresistência por este microorganismo, pouco se sabe sobre fatores e mecanismos envolvidos na colonização e invasividade de C. pseudodiphtheriticum. Diante disso, investigamos as propriedades adesivas de cepas isoladas de pacientes com infecção localizada (ATCC10700/Faringite) e sistêmica (HHC1507/Bacteremia) sobre superfícies abióticas hidrofílicas (vidro) e hidrofóbicas (poliestireno) e componentes de matriz celular (fibrinogênio e fibronectina humanos). As amostras estudadas foram previamente identificadas através de bioquímica convencional e sistema API Coryne. As propriedades adesivas dos microorganismos foram avaliadas através dos métodos de aderência ao tubo de vidro 16x100mm e aderência a placa de poliestireno de 96 orifícios, revestidos ou não com Fibrinogênio e Fibronectina (50µg/ml). Além disso, investigamos a interação bacteriana com Fibrinogênio e Fibronectina através do método de ELISA. As amostras foram capazes de aderir às superfícies e aos componentes testados em diferentes intensidades. A adesão ao poliestireno sugeriu o envolvimento da hidrofobicidade na fase inicial da colonização, uma vez que a adesão pode ser atribuída à afinidade da bactéria pela carga negativa da superfície plástica, por outro lado, a aderência ao vidro também foi observada, indicando a participação de componentes hidrofílicos na aderência. Adicionalmente as amostras foram capazes de interagir com fibrinogênio e fibronectina indicando que a exposição da matriz celular pode favorecer a adesão de C. pseudodiphtheriticum. Nossos resultados demonstraram o caráter multifatorial da aderência de C. pseudodiphtheriticum que pode estar associada com a expressão de diferentes adesinas e invasinas com mecanismos de ação diversos. A afinidade por proteínas séricas e as propriedades adesivas em superfícies abióticas por cepas de C. pseudodiphtheriticum podem contribuir para o estabelecimento e a disseminação da infecção causada por este microrganismo no hospedeiro. Estudos adicionais estão sendo realizados com o intuito de investigar os componentes envolvidos no processo de colonização de hospedeiros por C. pseudodiphtheriticum, bem como verificar a capacidade de persistência em superfícies abióticas, formação de biofilme em cateteres e sondas e resistência a agentes desinfetantes.