27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1990-1


Poster (Painel)
1990-1COMO AS CONCENTRAÇÕES DE GLICOSE, INÓCULO E CORANTE INFLUENCIAM O PROCESSO DE DESCOLORAÇÃO DO CORANTE PRETO REATIVO 5 POR Candida infanticola UFSJ6A?
Autores:K. T. S. MATIAS (UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei - CCO Dona Lindu) ; Gonçalves, D.B. (UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei - CCO Dona Lindu) ; Silva, A.P.R. (UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei - CCO Dona Lindu) ; Vieira, M.S. (UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei - CCO Dona Lindu) ; Galdino, A.S. (UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei - CCO Dona Lindu) ; Granjeiro, P.A. (UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei - CCO Dona Lindu) ; Silva, J.A. (UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei - CCO Dona Lindu) ; Silva, A. (FURG - Universidade Federal do Rio Grande - Campus Carreiros)

Resumo

A biodegradação é considerada uma alternativa promissora de descoloração de corantes têxteis por ser ecologicamente correta e de baixo custo. No presente trabalho, foi utilizada a Metodologia de Superfície de Resposta para se estudar o processo de descoloração do corante Preto Reativo 5 pela levedura Candida infanticola UFSJ6A, isolada de efluente têxtil da microrregião de Divinópolis/MG. Utilizou-se um Delineamento Composto Central Rotacionado (DCCR) para estudo dos efeitos combinados e das interações entre quatro variáveis (concentrações de inóculo, glicose, corante e tempo de cultivo) sobre a quantidade descolorida do corante (ppm) e o crescimento da biomassa (g/l). Para avaliar o processo de descoloração do corante Preto Reativo 5, Candida infanticola UFSJ6A foi cultivada em frascos Erlenmeyer de 250 ml contendo 100ml de meio mineral, glicose e corante Preto Reativo 5, além do inoculo. O experimento foi composto por 20 unidades experimentais com seis repetições no ponto central, 8 pontos fatoriais e 6 pontos axiais. A máxima produção de biomassa estimada (3,51g/l) ocorreu após aproximadamente 60h de cultivo, quando se utilizou 25ppm de corante, 2,3g/l de inoculo e 25g/l de glicose. A descoloração máxima estimada (260ppm) ocorreu após 72h de cultivo, quando se utilizou 250ppm do corante, 4g/l de inoculo e 25g/l de glicose. Nestas condições, observou-se a concentração estimada de biomassa de 3,3g/l, indicando correlação positiva entre descoloração e produção de biomassa. Os resultados sugerem que a adsorção do corante na parede celular do micro-organismos, bem como a internalização celular do corante podem estar envolvidas no processo de descoloração. O presente trabalho demonstra o potencial do processo de descoloração do corante Preto Reativo 5 por C. infanticola UFSJ06 para aplicação em tecnologias de tratamento de efluentes têxteis.