27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1981-2


Poster (Painel)
1981-2Detecção de Ureaplasma urealyticum e U. parvum no trato urogenital feminino e sua relação com polimorfismos genéticos e expressão de citocinas em mulheres atendidas no município de Vitória da Conquista, BA.
Autores:Lobão, T. N. (USP - Universidade de São Paulo) ; Campos, G. B (USP - Universidade de São Paulo) ; Selis, N. N. (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Teixeira, F. G. (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Gestianri, R. S. (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Marques, L. M. (UFBA - Universidade Federal da BahiaUSP - Universidade de São Paulo) ; Timenetsky, J. (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo

Ureaplasmas são bactérias comumente isoladas do trato urogenital humano. Entretanto, Ureaplasma urealyticum e U. parvum também foram associados a infecções genitais, dificultando a compreensão do papel destes microrganismos. Alguns estudos relacionam os polimorfismos de citocinas com a presença de ureaplasmas e as vaginoses bacterianas. Neste contexto, objetivo do estudo foi detectar a presença de ureaplasmas em mulheres sexualmente ativas do semiárido baiano e relacionar aos aspectos demográficos e de saúde sexual, e com polimorfismo das citocinas IL-6 e IL-1β. Foram incluídas amostras de swab vaginal e sangue periférico de 302 mulheres atendidas em Unidades de Saúde da Família em Vitória da Conquista, Bahia. A frequência de detecção por PCR convencional foi de 76,2% para Mollicutes, 7,0% para U. urealyticum e 52,0% para U. parvum. Na qPCR foi encontrada frequência de 16,6% para U. urealyticum e 60,6% U. parvum e a presença destes microrganismos foi associada significativamente a sinais e sintomas de infecção genital. As amostras de U. parvum foram subtipadas e os sorotipos 6 e 3/14 foram os mais freqüentes, seguidos do sorotipo 1. A frequência encontrada para Trichomonas vaginalis, Neisseria gonorrhoeae, Gardnerella vaginalis e Chlamydia trachomatis foi de 3,0%, 21,5%, 42,4% e 1,7%, respectivamente. Ainda foi encontrada co-infecção destes microrganismos com ureaplasmas. Na análise de polimorfismo genético para IL-6, o genótipo GG foi o mais frequente e para o polimorfismo de IL-1β, o genótipo CC apresentou maior prevalência. Não foi observado diferenças entre os níveis das citocinas no plasma sanguíneo entre mulheres do grupo caso e controle. Maiores níveis de IL-1β foram associados a mulheres do grupo controle colonizadas por U. urealyticum, e maiores níveis de IL-6 associados a mulheres que não apresentam U. parvum