27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1975-1


Poster (Painel)
1975-1Distribuição de células do infiltrado inflamatório e de células produtoras de citocinas no músculo cardíaco de Calomys callosus infectados pelo Trypanosoma cruzi na fase crônica de infecção
Autores:Freitas, V.G. (IAL - Instituto Adolfo Lutz) ; Siva, C.A.F. (IAL - Instituto Adolfo LutzIAL - Instituto Adolfo LutzIAL - Instituto Adolfo Lutz) ; Araújo, T.H. (IAL - Instituto Adolfo LutzUNIFAL - Universidade Federal de Alfenas) ; Taniwaki, N.N. (IAL - Instituto Adolfo LutzIAL - Instituto Adolfo LutzIAL - Instituto Adolfo Lutz)

Resumo

A doença de Chagas causada pelo Trypanosoma cruzi é um problema de Saúde Pública na América Latina. Estudos sugerem que a relação entre o sistema imune e o T. cruzi é complexa. Embora seja difícil provar definitivamente que as células do infiltrado inflamatório sejam importantes na resistência do hospedeiro, acredita-se que elas exerçam um papel anti-parasitas. Um estudo no local da resposta imune nas lesões cardíacas chagásicas pode prover um entendimento da patogênese da doença de Chagas e a regulação da resistência do hospedeiro à infecção. Neste estudo, propomos desenvolver um modelo experimental da doença de Chagas crônico, a fim de obter informações acerca da distribuição das células do infiltrado inflamatório (macrófagos, células T CD4, células T CD8, células B CD20) e de células produtoras de citocinas (IFN-γ, TGF-β, TNF- α) no miocárdio de Calomys callosus infectados com Trypanosoma cruzi das cepas G (T. cruzi I), Y (T. cruzi II) e CL (T. cruzi VI) após 12 meses de infecção. Corações de animais infectados foram fixados em formaldeído e embebidos com parafina, os cortes foram processados para a técnica de imunohistoquímica. Os resultados deste estudo mostraram que as lesões cardíacas são altamente ativas. Além de células do infiltrado inflamatório há sinais de produção de citocinas no sítio das lesões. Avaliação do músculo cardíaco de Calomys infectados com as cepas G, Y e CL do Trypanosoma cruzi mostraram que os macrófagos são as células predominantes do infiltrado inflamatório, o que explicaria o significativo número de células produtoras de citocinas , IFN-gama, TGF-beta e TNF- alfa. No entanto, estas citocinas não mostraram o mesmo padrão de expressão nos corações de animais infectados com diferentes cepas. Não foram encontrados um grande número de células T CD8. As células T CD4 e células B CD20 também apareceram em pequena quantidade e com fraca marcação. Como os Calomys são conhecidos por serem resistentes à infecção com cepas altamente virulentas de T. cruzi, mais experimentos serão necessários para entender quais as relações entre as células do infiltrado inflamatório e as células produtoras de citocinas.