27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1973-1


Poster (Painel)
1973-1PESQUISA DE ANTICORPOS ANTI-CITOMEGALOVÍRUS EM CRIANÇAS DE CRECHES DA CIDADE DE NATAL, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL.
Autores:Souza, L.B.F.C (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Costa, M.A. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Spinelli, N.C. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Araújo, M.G.S. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Joventino, K.M.S (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Souza, L.M.S. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Silva, E.M.A. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Sales, V.S.F. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Farias, K.J.S. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Machado, P.R.L. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

A infecção por citomegalovírus (CMV) é a mais prevalente no mundo, entre as viroses infecciosas, de caráter endêmico e de incidência variável, de acordo com a população estudada. A condição sócio-econômica, seguida da variável idade, são fatores de grande significância na prevalência da infecção. O objetivo do presente trabalho foi determinar a prevalência de anticorpos IgG e IgM anti-CMV em crianças que frequentam creches da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Trata-se de um estudo transversal, realizado com crianças que frequentam duas creches localizadas na periferia de Natal, onde as crianças foram escolhidas randomicamente entre as turmas que compõem as creches. Utilizou-se o ensaio imunoenzimático (ELISA) para a detecção de anticorpos IgG e IgM anti-CMV em soro humano, de acordo com as instruções do fabricante (INTERKIT). No estudo, foram incluídas 77 crianças com mediana de 5 anos de idade, variando de 1 a 6 anos, sendo 46,8% do sexo masculino e 53,2% do sexo feminino. Com relação à detecção dos anticorpos, 80,5% da população estudada foi positiva para IgG anti-CMV, 1,3% apresentou resultado indeterminado e 20,8% foi negativa para na detecção do mesmo anticorpo. Na detecção de IgM anti-CMV, observou-se que 10,4% da população foi positiva para o mesmo, enquanto que 84,4% negativa e 5,2% apresentou resultado indeterminado. A prevalência de anticorpos IgG anti-CMV de acordo com faixa etária foi de 76,4% em crianças de 1 a 3 anos de idade e 81,7% em crianças de 4 a 6 anos. Estudos demonstram que em países em desenvolvimento e áreas de baixo nível sócio-econômico apresentam altos índices de infecção por CMV em idades menores, com soropositividade de 90% em crianças próximas da idade escolar (5 anos). Já nos países desenvolvidos, a prevalência de anticorpos aumenta após a infância e 10-20% das crianças são infectadas antes da puberdade, nos adultos a prevalência de anticorpos varia de 40-100%. No presente trabalho observou-se uma alta prevalência da infecção por CMV na população estudada.