27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1969-1


Poster (Painel)
1969-1AÇÃO DO Agaricus sylvaticus Schaeffer NA HIPERGLICEMIA E DISLIPIDEMIA DE RATOS INDUZIDOS AO DIABETES POR ESTREPTOZOTOCINA.
Autores:Bach, E.E. (UNINOVE - Universidade Nove de Julho) ; Mascaro, M.B. (UNINOVE - Universidade Nove de Julho) ; Wadt, N.S.Y. (UNINOVE - Universidade Nove de Julho)

Resumo

Agaricus sylvaticus (Schaeffer), Agaricus blazei (Murril) e Agaricus brasiliensis são fungos similares, conhecidos como “cogumelo do sol”, usados como complemento nutricional. Atualmente, trabalhos demonstram que estes cogumelos também apresentam um efeito anti-hiperglicêmico e anti-dislipidêmico. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho, foi avaliar através de análises bioquímicas do sangue, a ação do cogumelo associado à ração na hiperglicemia e dislipidemia em ratos induzidos ao diabetes por estreptozotocina. A ração com o fungo, fornecido pela Vitalli Cogumelos®, foi preparada com 1g do pó do cogumelo extraído com 40mL de água gelada e, misturada com 9g da ração comercial (previamente triturada) sendo produzidos pellets e secos em estufa até 50C. A mistura apresentou o correspondente a 1,12mg de beta glucana do fungo. Ratos machos Wistar, com peso entre 250 a 280g criados no biotério da Uninove foram separados em 4 grupos de 5 animais em cada, onde: CN: normal (recebendo somente ração submetida a trituração e secagem); D: diabético (recebendo ração comercial e induzido ao diabetes por estreptozotocina 50mg/Kg); AC: agaricus controle (recebendo mistura da ração); DA: Diabéticos (induzido ao diabetes e recebendo mistura da ração). Durante 30 dias, no mesmo horário, os ratos foram monitorados quanto ao consumo de água e ração, glicemia, e, após o período experimental foram anestesiados com dose letal de cetamina e xilazina sendo coletado o sangue por punção transtorácica. A avaliação bioquímica foi realizada usando kit da Labtest Diagnóstica para determinar glicose, colesterol, triglicérides e HDL. Resultados demonstraram que os ratos diabéticos apresentaram 450mg de glicose, aumento de colesterol, triglicérides e decréscimo de HDL quando comparado com ratos normais e ratos recebendo a mistura. Com os ratos submetidos a diabetes e tratados com a mistura foi observado diminuição da glicose, colesterol, triglicérides e aumento do HDL quando comparado com ratos diabéticos. Por conclusão, o fungo adicionado a ração produziu uma redução da hiperglicemia e dislipidemia dos animais levando a uma melhora do diabetes induzido quimicamente.