27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1966-2


Poster (Painel)
1966-2Estudo da LLLT (low-level laser therapy) com verde malaquita sobre leveduras do gênero Candida isoladas da cavidade bucal de crianças expostas e não expostas ao HIV, atendidas pelo sistema público de saúde no interior da Bahia-Brasil.
Autores:CAMPOS, L. A. N. L (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; SILVA, F. C (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; ROSA, L. P (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; ARAUJO, B. P. (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; VIANA, V. O (UFBA - Universidade Federal da Bahia)

Resumo

Crianças HIV positivas e com candidose bucal apresentam um prognóstico ruim em relação à sobrevida decorrente do estado imunológico agravado, facilidade de alastramento das infecções bucais para regiões oro-faringeanas e a dificuldade de alimentação que acentuam a desnutrição e o estado imunológico do indivíduo. Portanto o objetivo do estudo foi analisar a sensibilidade à LLLT (low-level laser therapy) das diferentes espécies de leveduras do gênero Candida isoladas da cavidade bucal de crianças não expostas, expostas e portadoras do vírus HIV utilizando-se laser de 660nm de InGaAlP associado ao corante fotossenssibilizador verde malaquita. Foram coletadas amostras de saliva de 50 crianças entre as não-expostas ao HIV, expostas ao HIV e com AIDS que foram semeadas em ágar Sabouraud dextrose com cloranfenicol e incubadas. Selecionou-se 3 colônias de cada indivíduo para identificação pelo sistema API 20C Aux (Biomerieux®). As leveduras de espécies de Candida foram tratadas por LLLT mediada pela associação do corante verde malaquita (tempo de pré-irradiação de 5 minutos) e laser de 660nm (Potência de 100mW), meio ativo InGaAlP, pelos tempos de 90, 180 e 282 segundos resultando nas energias totais de 9J, 18J e 28,2J e fluências de 321J/cm2, 637J/cm2 e 999J/cm2. As amostras de Candida também foram submetidas somente à exposição ao corante verde malaquita (ambiente escuro por 5 minutos) e somente ao laser nos mesmos tempos usados na LLLT. O teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov foi aplicado e a análise de variância ANOVA 5% foi utilizada para comparações entre os tratamentos. O tratamento com LLLT no tempo de 282 segundos utilizando-se o corante fotossenssibilizador verde malaquita foi diferente estatisticamente (p<0,05) em relação aos demais grupos de tratamento, sendo este mais eficiente na fotoinativação fúngica de espécies de Candida isoladas da cavidade bucal de crianças expostas e não-expostas ao HIV, apesar dos demais tempos preconizados para esta terapia também ter sido eficiente na fotoinativação fúngica das espécies de interesse nesse estudo, sendo a LLLT um tratamento que pelas suas vantagens (não apresentar efeitos colaterais, ser de fácil aplicação pelo profissional, com efeitos antiinflamatórios e analgésicos comprovados e de baixo custo) pode contribuir com a melhoria da qualidade de vida de pacientes que são submetidos a tratamentos com efeitos colaterais, dolorosos ou invasivos e de alto custo para o sistema público de saúde.