27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1966-1


Poster (Painel)
1966-1Fotoinativação fúngica com laser de 660nm e Azul de Toluidina em diferentes parâmetros sobre leveduras do gênero Candida isoladas de amostras bucais de crianças expostas e não-expostas ao HIV
Autores:CAMPOS, L. A. N. L (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; SILVA, F. C (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; ROSA, L. P. (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; ARAUJO, B. P. (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; VIANA, V. O (UFBA - Universidade Federal da Bahia)

Resumo

As leveduras do gênero Candida, presentes na microbiota de uma grande parcela da população, exercem um papel relevante devido à sua presença desde o desenvolvimento inicial da microbiota bucal e por serem favorecidas pela utilização de antibioticoterapia, terapêutica comum nos pacientes com imunocomprometimento. O tratamento de infecções superficiais por fungos utilizando agentes fotossensibilizadores e luz, conhecido como Terapia Fotodinâmica ou PDT, vem se constituindo numa alternativa viável ao tratamento convencional. Portanto, o objetivo do estudo foi identificar espécies de leveduras isoladas de crianças não expostas, expostas e portadoras do vírus HIV e verificar a fotoinativação fúngica das espécies isoladas ao tratamento antimicrobiano utilizando-se a PDT associando-se o laser de baixa intensidade de InGaAlP com o corante azul de toluidina em diferentes parâmetros de tempo, energia e fluência. Para isso as amostras de saliva dos indivíduos foram semeadas em ágar Sabouraud dextrose com cloranfenicol e incubadas por 48h a 37°C (+/- 2°C). Selecionou-se 3 colônias de cada indivíduo para identificação pelo sistema API 20 C Aux (Biomerieux®). As leveduras identificadas de espécies de Candida foram submetidas ao teste para observação da fotoinativação fúngica utilizando-se a PDT mediada pela associação do corante azul de toluidina (tempo pré-irradiação de 5 minutos) e laser de 660nm (Potência de 100mW) pelos tempos de 90, 180 e 282 segundos resultando nas energias totais de 9J, 18J e 28,2J e fluências de 321J/cm2, 637J/cm2 e 999J/cm2. As amostras foram também submetidas somente à exposição ao corante azul de toluidina e somente ao laser nos mesmos tempos preconizados na PDT. O teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov foi aplicado e a análise de variância ANOVA 5% foi utilizada para comparações entre os tratamentos. As espécies não-albicans perfizeram um percentual significativo dos isolados de Candida spp., e estão, em geral, relacionadas com piores prognósticos em quadros infecciosos. A PDT nos três tempos de aplicação se mostrou mais eficaz na fotoinativação fúngica de Candida spp. quando comparada aos grupos em que somente o corante azul de toluidina e somente o laser nos três tempos foi empregado. Esses resultados indicam que a PDT tem potencial para ser uma alternativa terapêutica utilizada isoladamente ou coadjuvante, principalmente para os indivíduos que já utilizam muitos antibióticos e antifúngicos como os HIV positivos.