27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1963-1


Poster (Painel)
1963-1EFEITO DO INSETICIDA ORGANOFOSFORADO CLORPIRIFÓS SOBRE O CRESCIMENTO DE Aspergillus terreus, Aspergillus awamori, Aspergillus ustus e Penicillium solitum.
Autores:Ramos, S.M.S. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Oliveira, N.T. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Souza-Motta, C.M. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Fungos das espécies Aspergillus terreus, Aspergillus awamori, Aspergillus ustus e Penicillium solitum isolados de solo agrícola exposto ao inseticida clorpirifós tiveram seu crescimento analisado em meio de cultura contendo o inseticida. Este agrotóxico é utilizado contra um amplo espectro de pragas de insetos em culturas economicamente importantes. Os fungos com 7 dias de crescimento foram repicados de tubos de ensaio constituídos do meio Ágar Extrato de Malte para placas de Petri contendo o mesmo meio, por inoculação central. O crescimento dos fungos foi avaliado diariamente durante 7 dias sendo as colônias medidas diametralmente com auxilio de uma régua milimetrada, em duas medições transversais e obtendo-se uma média das duas. Acresceu-se 1mL do inseticida para cada litro do meio de cultura Ágar Extrato de Malte, que foi vertido em placas de Petri. Para o controle foi utilizado o mesmo meio de cultura desprovido do inseticida. O experimento foi realizado em triplicata. Foi determinada a taxa de crescimento em cm/dia dividindo-se o crescimento no meio controle pelo crescimento no meio com o inseticida. Foi determinada também a taxa de crescimento relativa expressa pela divisão entre o crescimento no meio com o organofosforado pelo crescimento no meio sem o agrotóxico. Para as espécies Aspergillus terreus, Aspergillus awamori, Aspergillus ustus e Penicillium solitum a média dos diâmetros de crescimento foram 4,9cm, 4,6cm, 4,4cm e 3,5cm, respectivamente, no meio com o clorpirifós, no grupo controle a média dos diâmetros de crescimento foi de 6,0cm, 6,4cm, 5,9cm e 4,0cm, respectivamente. As taxas de crescimento aos 7 dias de A. terreus, A. awamori, A. ustus e P. solitum foi de 1,2cm/dia, 1,3cm/dia, 1,3cm/dia e 1,1cm/dia, respectivamente. Além disso, as taxas de crescimento relativas aos 7 dias para A. terreus, A. awamori, A. ustus e P. solitum foram 0,81cm/dia, 0,71cm/dia, 0,68cm/dia e 0,87cm/dia, respectivamente. Aspergillus ustus foi a espécie mais afetada pela presença de inseticida enquanto que P. solitum foi a menos afetada. Como todos os fungos cresceram no meio com o pesticida, isso revelou um considerável grau de tolerância ao agrotóxico para todas as espécies em questão bem como foi um indicativo de que estes fungos apresentam potencial para degradar o agrotóxico sendo estas espécies potenciais organismos remediadores de ambientes agrícolas contaminados com o excesso deste pesticida organofosforado.