27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1957-2


Prêmio
1957-2Influência do farelo de semente de girassol na atividade lipolítica em fermentação semi-sólida por bactérias isoladas de solos da região Norte de Minas Gerais
Autores:RUAS, F.A.D. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; SANTOS, D.L. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; SANTOS, E.M. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Valerio, H.M (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; LACERDA, F.S. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Queiroz, P.S (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; XAVIER, L.F.S (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros)

Resumo

As lipases são enzimas que catalisam a hidrólise de óleos e gorduras e em meio orgânico catalisam reações de esterificação e transesterificação. A produção de lipases microbianas, em especial as oriundas de bactérias selvagens utilizando-se a fermentação semi-sólida possibilita agregar valor a resíduos e subprodutos agroindustriais como bagaços, resíduo do processamento de alimentos e de indústrias de papel e celulose, todos de baixo aproveitamento comercial. A Fermentação Semi-Sólida (FSS) é um processo que se favorece do reduzido teor de água, gerando um processo industrial limpo, com baixos níveis de água residual, o que incorre também em economia energética no processo de recuperação das variadas biomassas. Em face do exposto, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a produção de lipase por bactérias isoladas de solos sob Mata Seca localizadas em Unidades de Conservação na região Norte de Minas Gerais por fermentação semi-sólida utilizando farelo de girassol como substrato indutor. Utilizou-se 10g de farelo de girassol e 12 mL de solução tampão fosfato em Erlenmeyers de 250mL, em seguida estas misturas foram autoclavadas. Inocularam-se 100μL de suspensões bacterianas, incubado-as a 29°C nos tempos 24, 48, 72 e 96 horas. Transcorrido cada intervalo de tempo foram adicionados 50 ml de NaCl (2%) e o extrato obtido foi filtrado com gaze e avaliada sua atividade enzimática. A determinação da atividade enzimática foi analisada a 30°C, utilizando-se goma arábica, azeite de oliva e tampão fosfato (0,1 M, pH 7,0). As reações foram conduzidas durante 10 min e posteriormente interrompidas pela adição de uma solução acetanólica (1:1), e tituladas com uma solução de NaOH (0,05 M), sendo a fenolftaleína o indicador. Para os tempos 24, 48, 72 e 96 horas foram observadas respectivamente 30,0 U/mL, 38,3 U/mL, 66,6 U/mL e 68,3 U/mL como as maiores atividades enzimáticas para os 55 isolados analisados. Foi obtida 0,06 U/mL para a produtividade mínina enzimática e 0,57 U/mL para a máxima. A utilização das bactérias selvagens isoladas do solo na fermentação semi-sólida com o farelo de girassol, uma das oleaginosas com maior área plantada e produtividade por há, além de reduzido valor para aquisição, viabiliza a obtenção de um concentrado de enzimas lipolíticas em grande escala. A Fermentação Semi-Sólida mostrou potencialidade e aplicabilidade, tornando-se viável e promissora a realização deste bioprocesso e que tem baixos custos econômicos em substrato alternativo.