27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1957-1


Poster (Painel)
1957-1Avaliação de produtividade enzimática em substrato farelo de soja em fermentação semi-sólida por bactérias isoladas em solos de Mata Seca na região Norte de Minas Gerais
Autores:RUAS, F.A.D. () ; SANTOS, D.L. () ; VALÉRIO, H.M. () ; SANTOS, E.M. () ; SILVA, C.M () ; LACERDA, F.S. () ; PEREIRA, J.S ()

Resumo

A fermentação semi-sólida se consolidou como uma tecnologia para a substituição da fermentação submersa em diversas aplicações tecnológicas. Esta aplicação tem apresentado crescimento acentuado para produção de enzimas, em virtude da viabilidade técnico-econômica desta tecnologia. Os avanços biotecnológicos na produção industrial de lipases têm proporcionado sua aplicação nos diferentes setores. Este interesse se deve à capacidade destas enzimas catalisarem algumas reações, dentre elas a transesterificação. Para maior produtividade a escolha do substrato é de grande importância, assim o farelo de soja que possui ampla disponibilidade de componentes bioquímicos como proteínas, polissacarídeos, lipídios, carboidratos, minerais, vitaminas, fibras, lecitina, dentre outros, tornando-o interessante para a fermentação semi-sólida. O objetivo desse trabalho foi avaliar a produção de enzima lipase através da fermentação semi-sólida de bactérias isolada de solos da região Norte de Minas Gerais. A fermentação foi realizada em Erlenmeyers de 250mL contendo 10g de farelo de soja e 12ml solução de tampão fosfato, em seguida esta mistura foi autoclavada. Foram inoculados 100μL de suspensão bacteriana e incubada a 29°C nos tempos 24, 48, 72 e 96 horas. Decorrido cada intervalo de tempo foi adicionado 50 ml de NaCl (2%) e o extrato obtido foi filtrado com gaze e avaliada sua atividade enzimática. A determinação da atividade enzimática foi analisada a 30°C, utilizando goma arábica, azeite de oliva e tampão fosfato (0,1 M, pH 7,0). As reações foram conduzidas durante 10 min e posteriormente interrompidas pela adição de uma solução acetanólica (1:1), e titulados com uma solução de NaOH (0,05 M), sendo a fenolftaleína o indicador. Foram observados os seguintes valores: 0,138 U/mL para produtividade mínima enzimática e 0,416 U/mL para produtividade máxima. Para os tempos 24, 48, 72 e 96 horas foram observadas respectivamente 45,00 U/mL, 53,33 U/mL, 65,00 U/mL e 73,33 U/mL de maiores atividades enzimáticas para os 55 isolados analisados. É possível inferir que os 55 isolados avaliados são promissores para obtenção de lipases utilizando a fermentação semi-sólida com farelo de soja como indutor, podendo-se utilizar tal processo para produção de enzimas lipolíticas e sua otimização de produção e viabilização para processos de transterificação. A fermentação semi-sólida apresentou ser bastante econômica, principalmente pela reduzida quantidade de água utilizada nos ensaios.