27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1951-2


Poster (Painel)
1951-2Sensibilidade antimicrobiana em amostras de S. aureus isolados de pacientes com pneumonia associada a ventilação mecânica em unidades de tratamento intensivo
Autores:Bonesso, MF (FMB, UNESP - Faculdade de Medicina de BotucatuIBB UNESP - Instituto de Biociencias de Botucatu) ; Pompea, I (IBB UNESP - Instituto de Biociencias de Botucatu) ; Cavalcante, RS (FMB, UNESP - Faculdade de Medicina de Botucatu) ; Ronchi, CF (FMB, UNESP - Faculdade de Medicina de Botucatu) ; Sobrinho, MT (FMB, UNESP - Faculdade de Medicina de Botucatu) ; Mondelli, AL (FMB, UNESP - Faculdade de Medicina de Botucatu) ; Fortaleza, CMCB (FMB, UNESP - Faculdade de Medicina de Botucatu) ; Cunha, MLRS (IBB UNESP - Instituto de Biociencias de Botucatu)

Resumo

Pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é considerada a primeira causa de infecção adquirida em UTIs. Como terceiro agente etiológico mais isolado em PAV, Staphylococcus aureus apresenta fatores de resistência antimicrobiana que podem dificultar o tratamento e piorar o prognóstico. Estima-se que a resistência a meticilina em S. aureus (MRSA) possa atingir até 50% das cepas isoladas em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) restringindo as opções de tratamento em pacientes graves. Dessa forma o objetivo desse estudo foi verificar a concentração inibitória mínima (CIM) para as amostras de S. aureus isoladas de aspirado traqueal (AT) de pacientes intubados nas duas UTIs da Faculdade de Medicina de Botucatu, SP (FMB). Trata-se de um trabalho de coorte prospectiva no qual os pacientes foram incluídos no estudo em até 48 horas de intubação. As coletas de aspirado traqueal (AT) foram realizadas duas vezes por semana em dias equidistantes até o desfecho de interesse (PAV), óbito ou alta. As amostras de AT foram submetidas ao cultivo quantitativo em Agar sangue, Agar Baird-parker e Agar MacConckey. Foram incluídos no estudo 200 pacientes onde se isolou 39 (19,5%) amostras de S. aureus. Para determinação da CIM foi realizada a técnica de E-test com oxacilina, linezolida, quinupristina/dalfopristina, vancomicina e tigecilina. 15 (15/39; 38%) amostras foram resistentes a oxacilina sendo a CIM50 de 0,38ug/ml e a CIM90 de >256 ug/ml. Para a vancomicina a CIM50 foi de 0,75ug/ml e a CIM90, de 1 ug/ml. Nenhuma amostra apresentou resistência a linezolida, quinupristina/dalfopristina, vancomicina e tigecilina. Como esperado para a amostra isolada de uma população hospitalar houve alta taxa de resistência a oxacilina (38%). Para o tratamento da PAV causada por MRSA, recomenda-se a utilização da vancomicina, como primeira escolha, ou linezolida em caso de sensibilidade reduzida ao primeiro antibiótico e nefropatias. As drogas tigeciclina e quinupristina/dalfopristina mostraram-se igualmente eficazes. No presente estudo, os resultados da CIM para antimicrobianos testados indicam que essas opções de tratamento são viáveis em caso de infecções por MRSA em nossa unidade.