27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1948-1


Poster (Painel)
1948-1Validação de iniciadores específicos para o estudo das comunidades microbianas disponibilizadoras de fósforo no solo
Autores:Cotta, S.R. (ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USPUNIVERSITY GRONINGEN - University of Groningen) ; Dias, A.C.F. (ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP) ; Andreote, F.D. (ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP) ; Seldin, L. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; van Elsas, J.D. (UNIVERSITY GRONINGEN - University of Groningen)

Resumo

O fósforo é um elemento essencial a vida, fazendo parte da estrutura e composição de proteínas além de participar ativamente de diversos processos celulares importantes como a sinalização celular. Apesar da sua importância, o fósforo encontra se indisponível para o uso direto dos organismos na maioria dos ambientes, principalmente quando consideramos o solo. O processo de disponibilização de fósforo nos solos envolve a participação microbiana por diversos mecanismos, como produção de ácidos e secreção de enzimas. O estudo das comunidades microbianas envolvidas nesses processos normalmente é realizado por metodologias dependentes de cultivo. Apesar dos avanços obtidos, essas metodologias limitam o estudo apenas aos microrganismos que são capazes de crescer nos meios de cultivo. O objetivo desse trabalho foi estudar essas comunidades microbianas envolvidas na ciclagem do fósforo por metodologias independentes de cultivo. Foram utilizadas amostras de solo rizosférico de três genótipos de milho, sendo dois desses genótipos de milho transgênico, cultivados em dois solos diferentes e em duas épocas do ano distintas. Por meio das análises de PCR quantitativo foi possível observar diferenças entre as comunidades relacionadas ao tipo de solo e época do ano. Além disso, foi realizada a validação de um sistema de iniciadores inicialmente desenvolvido para a detecção em amostras de ambientes marinhos. Esse sistema mostrou-se eficiente para a detecção dessas comunidades disponibilizadoras de fósforo no solo, possibilitando a construção de biblioteca de clones, que está sendo analisada. Mais estudos ainda estão sendo realizados, mas pode-se concluir que foi possível a detecção das comunidades microbianas envolvidas nos processos disponibilizadores de fósforo em amostras de solos por métodos independentes de cultivo.