27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1940-1


Poster (Painel)
1940-1PRESENÇA DE DETERMINATES DE RESISTÊNCIA A TETRACICLINA, BETA-LACTÂMICOS E QUINOLONAS EM ISOLADOS DE Salmonella spp. DE ORIGEM AVÍCOLA
Autores:MATTIELLO, S.P. (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) ; DRESCHER, G. (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) ; FERREIRA, C.A.S. (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) ; OLIVEIRA, S.D. (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Resumo

Salmonella enterica é um importante patógeno causador de gastrenterite transmitido para humanos através do consumo de alimentos contaminados, principalmente os de origem animal. A incidência aumentada de microrganismos multi-resistentes (MDR) tem levado a um grande interesse nos mecanismos genéticos de resistência apresentados por essas bactérias, uma vez que o principal fator no desenvolvimento de cepas multi-resistentes é a capacidade da bactéria em adquirir e disseminar genes exógenos através de elementos genéticos móveis, tais como plasmídeos. O objetivo do presente trabalho foi caracterizar determinantes de resistência em isolados de Salmonella spp. oriundos de materiais avícolas Para tanto, um total de 204 isolados de Salmonella spp. foram analisados, sendo 106 oriundos de farinhas de aves e 98 isolados de diferentes fontes relacionadas à criação de frango. Os isolados que apresentaram resistência fenotípica à tetraciclina (n=44) foram submetidos à PCR para detecção da presença dos genes tetA, tetB e tetC, assim como nos isolados resistentes aos beta-lactâmicos (n=22) foi realizada a identificação dos genes blaCMY, blaTEM e blaCTX-M. Em isolados que apresentaram resistência ao ácido nalidíxico e à ciprofloxacina (n=38), foi investigada a presença dos genes qnrA, qnrB e qnrS inseridos em plasmídeos. A presença dos genes tetA, tetB e tetC foi confirmada em 68,2%, 13,6% e 9% dos isolados resistentes à tetraciclina, respectivamente. Da mesma forma, a presença dos genes blaCMY, blaTEM e blaCTX-M foi verificada em 27,3%, 77,3% e 9,1% dos isolados, respectivamente. A presença do gene qnrA foi identificada em S. Cerro (1) e S. Montevideo (1) isoladas de farinhas de aves, e em S. Gallinarum (1) e Salmonella spp. (1) isoladas de suabe de arrasto. O gene qnrB foi encontrado no isolado de S. Braenderup (1) proveniente de farinha de aves, e em S. Senftenberg (1) e Salmonella spp. (1) oriundas de suabe de arrasto; e o gene qnrS foi detectado em S. Worthington (1) isolada a partir de suabe de arrasto. A detecção dos determinantes de resistência avaliados neste trabalho mostra a presença de um perfil heterogêneo de genes de resistência e a presença de genes plasmidiais, o que aumenta os riscos apresentados por esses isolados para a saúde animal e humana, não se restringindo apenas à salmonelose, uma vez que a potencial transferência horizontal de genes podem disseminar fenótipos multi-resistentes a uma grande infinidade de bactérias. CAPES e PROBOLSAS/PUCRS.