27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1938-1


Poster (Painel)
1938-1ENSAIO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS EXTRATOS HEXÂNICOS DA FOLHA E DA CASCA DO Solanum lycocarpum SOBRE O CRESCIMENTO DA BACTÉRIA GRAM-NEGATIVA Pseudomonas aeruginosa ATCC 10145
Autores:VALE, J. P. C. (UFC - Universidade Federal do Ceará - UFC) ; TEIXEIRA. E. H. (UFC - Universidade Federal do Ceará - UFC) ; Firmino, N. C. S. (UFC - Universidade Federal do Ceará - UFC) ; Santos, H. S. (UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú) ; Evaristo, F. F. V. (UFC - Universidade Federal do Ceará - UFC)

Resumo

Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria Gram-negativa extremamente versátil, podendo ser encontrada no solo, na água, ou associada a plantas e animais. Em seres humanos, P. aeruginosa causa infecções em indivíduos imunocomprometidos, principalmente em pacientes com AIDS e câncer, vítimas de queimaduras e portadores de fibrose cística. Diante da alta resistência a antibióticos, a propriedade de formar biofilme e do seu grande arsenal de virulência, as infecções causadas por P. aeruginsa são de difícil erradicação. Diante disto, a busca por novos produtos com potencial fitoterápico vem ganhando destaque. O gênero Solanum é um dos maiores e mais complexos entre as angiospermas, possuindo cerca de 1700 espécies, muitas destas sendo tóxicas devido à presença de saponinas esteroidais e glicoalcalóides. Na maioria das espécies Solanum estudadas têm-se observado atividade anti-hipertensiva, hipoglicêmica e anti-inflamatória. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana do extrato hexânico da folha e da casca do Solanum lycocarpo sobre o crescimento planctônico da P. aeruginosa ATCC 10145. A concentração inibitória mínima (CIM) foi avaliada através da microdiluição em placas de poliestireno de 96 poços, onde foi realizada a diluição seriada de base 2 [500-62,25 μg/ml] para cada extrato solubilizado em DMSO. Estes foram então adicionados aos poços contendo a bactéria (106 – 108 UFC/mL) e incubados a 37 ºC, durante 24 horas. Água ultrapura e clorexidina 125 μg/ml foram utilizadas como controles negativo e positivo. A absorbância dos poços foi determinada em leitor de placas de ELISA (DO620nm) logo após montagem da placa e com 24h de incubação à 37°C. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que os extratos hexânicos da folha e da casca de Solanum lycocarpum apresentaram efetiva ação antimicrobiana sobre P. aeruginosa na forma planctônica, no intervalo de concentração compreendido entre 500 e 62,5 μg/mL.