27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1936-2


Poster (Painel)
1936-2INFLUÊNCIA DO INSETICIDA FIPRONIL SOBRE O CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE ÁCIDO INDOL ACÉTICO EM LINHAGENS DE Pseudomonas ENDOFÍTICAS DE CANA-DE-AÇÚCAR.
Autores:Campos, G.P.A. (UFRPE-UAG - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUC0 - UAG) ; Tschoeke,B.A.P. (UFRPE-UAG - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUC0 - UAG) ; Souza,A.J. (UFRPE-UAG - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUC0 - UAG) ; Diniz, W.P. (UFRPE-UAG - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUC0 - UAG) ; Pereira,A.J.A. (UFRPE-UAG - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUC0 - UAG) ; Freire,F.J (UFRPE-UAG - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUC0 - UAG) ; Sobral,J.K. (UFRPE-UAG - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUC0 - UAG)

Resumo

O inseticida fipronil é aplicado pré-plantio, buscando maior prevenção contra o ataque de cupins na cultura da cana-de-açúcar. O ácido indol acético (AIA)é um fitormônio da classe das auxinas, que pode ser sintetizado por plantas e bactérias, que estimula o crescimento do sistema radicular das plantas. Neste contexto, bactérias promotoras de crescimento vegetal podem ter suas características inibidas, ou não, por diferentes formas de manejos, inclusive a aplicação de pesticidas. Portanto, o objetivo deste trabalho foi verificar a influência do pesticida fipronil sob o crescimento e produção de AIA por bactérias do gênero Pseudomonas,endofíticas de cana –de – açúcar. Foram avaliadas três linhagens de Pseudomonas( UAGC86, UAGC902 e UAG949), isoladas de plantas de cana-de-açúcar e selecionadas quanto a características de promoção de crescimento vegetal, como diazotróficas, produtoras de auxinas e solubilizadoras de fosfato inorgânico. As bactérias foram inoculadas em meio TSA 10% líquido, acrescidoa do inseticida fipronil na concentração de 200g / ha( dosagem utilizada em campo) e sem o inseticida, mas em ambos os tratamentos o meio foi suplementado com 5mM de triptofano, em triplicatas, sob agitações constante ( 125rpm). O crescimento das bactérias foi observado a partir de leituras utilizando o espectrofotômetro(600nm), assim como a produção de AIA (530nm) após 24, 48,72,96 horas de cultivo. O AIA foi quantificado a partir das linhagens centrifugadas a 12000 g e utilizou-se o sobrenadante, adicionou-se o reagente de Salkowski, na proporção de 2:1. As amostras foram incubadas por 30 min a 28°C. Com relação a produção de AIA, foi observado que o fipronil, na concentração utilizada em campo, influenciou negativamente a produção de AIA pelas bactérias,diminuindo drasticamente a produção de AIA, mas não inibindo totalmente. Contudo, a bactéria UAGC949 se destacou na produção de AIA, tanto na presença, quanto na ausência do fipronil em relação às demais linhagens. Já em relação ao crescimento bacteriano, as linhagens de Pseudomonas não sofreram a mesma influência do fipronil, como o efeito observado para a produção de AIA, ou seja, as bactérias apresentaram o mesmo perfil de crescimento na presença e na ausência do fipronil. De acordo com os resultados observados, concluímos que o fipronil não interferiu no desenvolvimento bacteriano das linhagens de Pseudomonas avaliadas, mas influenciou negativamente a produção de AIA pelas mesmas linhagens.