27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1936-1


Poster (Painel)
1936-1CRESCIMENTO BACTERIANO DA LINHAGEM UAGC949 DE Pseudomonassp.,ENDOFÍTICA DE CANA-DE-AÇÚCAR, SOB DIFERENTES FONTES DE CARBONO
Autores:Campos, G.P.A. (UFRPE-UAG - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUC0 - UAG) ; Tschoeke,B.A.P. (UFRPE-UAG - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUC0 - UAG) ; Souza,A.J. (UFRPE-UAG - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUC0 - UAG) ; Pereira,A.J.A. (UFRPE-UAG - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUC0 - UAG) ; Santos.I.B. (UFRPE-UAG - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUC0 - UAG) ; Sobral,J.K. (UFRPE-UAG - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUC0 - UAG)

Resumo

O gênero bacteriano Pseudomonas é de grande importância agrícola e ambiental, pois apresenta bactérias capazes de promover o crescimento vegetal, bem como bactérias capazes de degradar compostos xenobióticos. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar o crescimento de uma linhagem de Pseudomonas, endofíticade cana-de-açúcar,sobre diferentes fontes de carbono. Foi avaliada a linhagem UAGC949, Psedomonassp., isolada de cana-de-açúcar, selecionada quanto a características de promoção de crescimento vegetal e pertencente à coleção de culturas microbianas do Laboratório de Genética e Biotecnologia Microbiana (LGBM) da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG/UFRPE). A bactéria foi inoculada em meio líquido, King modificado, apresentando diferentes fontes de carbono,nos seguintes tratamentos: T1=Glicose(10g/L); T2 = Sacarose (10g/L); T3 = Fipronil (100g/ ha); T4 = Fipronil (200g/ ha);T5 = Fipronil (400g/ ha), com três repetições cada, mantendo-as sob agitações constante ( 125rpm). O crescimento das bactérias foi observado a partir de leituras utilizando o equipamento espectrofotômetro( DO 600), após 24, 48,72,96 e 192 horas de cultivo. A partir daí pode-se observar que a linhagem UAGC949 foi capaz de utilizar as três fontes de carbono, glicose, sacarose e o inseticida fipronil. Contudo, a concentração do fipronil influenciou negativamente o crescimento da linhagem de Pseudomonas,uma vez que no T5 a linhagem apresentou menor densidade ótica em relação aos outros tratamentos, mas apresentou crescimento ao longo do tempo de cultivo..O maior crescimento foi observado no tratamento T1, ou seja, tendo como fonte de carbono a glicose. Além disso, também foi possível observar que na última leitura, que o tratamento com fonte de carbono a sacarose já havia entrado no final da fase declínio, ou morte celular, enquanto que os tratamentos com fipronil estavam no início e metade da fase de declínio. Contudo, apenas o tratamento com fonte de carbono a glicose que apresentou-se entrando em fase estacionária.De acordo com os resultados observados, concluímos que o crescimento da bactéria UAGC949 de Pseudomonassp. foi influenciado pela fonte de carbono do meio,sendo capazes de utilizar o fipronil como fonte de carbono e em diferentes concetrações. Portanto, a linhagem UAGC949 apresenta características que a tornam candidata a experimentos de promoção de crescimento vegetal em campo.