27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1927-1


Poster (Painel)
1927-1Avaliação fenotípica e genotípica da produção de carbapenemases em enterobactérias isoladas de um hospital terciário
Autores:Dias, V.C. (UFJF - Universidade Federal de juiz de ForaLCV - Laboratório Cortes Villela) ; Diniz, C.G. (UFJF - Universidade Federal de juiz de Fora) ; Bastos, L.Q.A. (LCV - Laboratório Cortes Villela) ; Bastos, V.Q.A. (LCV - Laboratório Cortes Villela) ; Bastos, A.N. (LCV - Laboratório Cortes Villela) ; Silva, V.L. (UFJF - Universidade Federal de juiz de Fora)

Resumo

Carbapenêmicos como ertapenem e imipenem têm sido usados com frequência para o tratamento de infecções relacionadas aos serviços de saúde graves causadas por bastonetes Gram negativos. Porém, tem se tornado usual o relato de enterobactérias, principalmente Klebsiella pneumoniae, resistentes a estas drogas. O principal mecanismo de resistência observado é a produção de enzimas do tipo carbapenemase, que também confere resistência às penicilinas, cefalosporinas e monobactâmico. Tal enzima é mediada por plasmídeos e codificada por genes blaKPC. O objetivo desse trabalho foi traçar o perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos das linhagens bacterianas caracterizadas por teste fenotípico e genotípico como produtoras de KPC. Foram identificadas através do sistema Vitek 2 Compact (bio-Merieux/França) 3 espécies bacterianas como produtoras de KPC: Klebsiella pneumoniae (50%), Enterobacter aerogenes (47,5%) e Klebsiella oxytoca (2,5%) em 40 amostras biológicas, oriundas de 24 pacientes diferentes, internados em um hospital terciário de Juiz de Fora, MG, de janeiro a dezembro de 2012. Estes isolados foram recuperados de espécimes clínicos distintos, como urina, cateter, aspirado traqueal, lavado brônquico e sangue. O perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos foi determinado por disco-difusão e teste de Hodge (CLSI 2012). Observou-se 100% de sensibilidade a tigeciclina e polimixina B. Todas as linhagens isoladas foram resistentes a ciprofloxacina. Sensibilidade foi observada ainda amicacina (92,5%), gentamicina (42,5%), nitrofurantoína (0%), piperacilina-tazobactam (12,5%), sulfazotrim (35%) e tetraciclina (58%). Reação em cadeia da polimerase para caracterização de KPC foi realizada, confirmando o resultado positivo de todas as amostras, conforme o teste de Hodge. Aproximadamente 75% dos pacientes evoluíram a óbito. Considerando o caráter emergente da KPC, torna-se importante sua correta identificação laboratorial, assim como a notificação epidemiológica acerca deste achado, a fim de gerar dados e informações que possam ser úteis no diagnóstico, prevenção e tratamento de infecções causadas por bactéria com este perfil.