27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1892-1


Poster (Painel)
1892-1Comparação de dois métodos de identificação de Neisseria meningitidis sorogrupo C no estudo de prevalência de portador assintomático no Brasil
Autores:Assis, G.R. (FMUSP - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) ; Rizek, C.F. (FMUSP - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) ; Luiz, A.M. (FMUSP - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) ; Lopes, M.H. (FMUSP - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)

Resumo

O meningococo (Neisseria meningitidis), um diplococo Gram-negativo, é uma das principais causas de meningite bacteriana e sepse em todo o mundo, sendo o sorogrupo C o principal responsável pela doença meningocócica invasiva. Apesar das altas taxas de portador assintomático de nasofaringe na população (6,1 a 35% no cinturão da meningite, 18,8% em adolescentes na Alemanha e 9,6% na Noruega), a doença é rara. Estudos com meningococo isolado em nasofaringe são essenciais para melhorar o conhecimento da epidemiologia da doença meningocócica. Neste estudo participaram 380 alunos do curso de graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Todos os participantes assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. Foram coletados, de cada participante, dois swabs da parede posterior da faringe através da cavidade oral, sendo um deles submetido diretamente a extração de DNA por kit comercial Dneasy Blood&Tissue Kit (QUIAGEN) e o outro semeado em meio seletivo (Thayer-Martin) para extração de DNA posterior. Para ambas as amostras foi realizada a PCR de identificação para espécie e tipagem de sorogrupo com primers específicos como descrito previamente. De 57 amostras que obtiverem resultado positivo na PCR de identificação para N. meningitidis após cultura, 12 foram positivas para sorogrupo C (21%). Já das 130 amostras positivas para N. meningitidis em extração de DNA direta de swab, 93 foram positivas para o sorogrupo C (71,5%). Com exceção de uma amostra, todas que se apresentaram positivas para meningococo sorogrupo C em extração de DNA proveniente de cultura, também se apresentaram positivas nas amostras extraídas diretamente do swab. Alem disso, oito amostras negativas em PCR com DNA extraído após cultura, tiveram resultado positivo para PCR nas amostras extraídas diretamente do swab, mostrando, assim, que o método de extração direta de swab foi mais eficaz na identificação de N. meningitidis sorogrupo C que o método de extração obtida através de cultura, provavelmente por se tratar de um microrganismo fastidioso de difícil crescimento. Estes resultados apontam uma maior eficiência na identificação direta de amostra clínica para esse microrganismo, principalmente, para estudo de estado de portador.