27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1890-1


Poster (Painel)
1890-1Viabilidade das fitas de Western blot sensibilizadas com o antígeno histoplasmina na sua forma deglicosilada para o diagnóstico da histoplasmose.
Autores:Almeida, M.A. (IPEC-FIOCRUZ/RJ - Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas) ; Pizzini, C.V. (IPEC-FIOCRUZ/RJ - Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas) ; Oliveira, M.M.E. (IPEC-FIOCRUZ/RJ - Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas) ; Zancopé-Oliveira, R.M. (IPEC-FIOCRUZ/RJ - Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas)

Resumo

A histoplasmose, causada pelo fungo dimórfico Histoplasma capsulatum, é uma micose com alta prevalência, infectando aproximadamente cerca de 500.000 indivíduos a cada ano somente nos Estados Unidos. Regiões com menor endemicidade são encontradas em pontos da América Latina e no Brasil. Embora a maioria dos casos se apresente como uma infecção pulmonar aguda, esta micose apresenta um amplo espectro clínico com formas leves a graves e disseminadas, dependentes da carga parasitária infectante, do status imunológico do hospedeiro e da virulência da cepa. O diagnóstico desta micose baseia-se nos aspectos clínicos, radiológicos, epidemiológicos e laboratoriais. O teste de referência para a confirmação do diagnóstico é o isolamento e identificação do Histoplasma capsulatum em cultivo de espécimes clínicos. Entretanto, apresentam limitações. Com isso a sorologia (detecção de anticorpos) é recomendada como diagnóstico presuntivo da histoplasmose. O principal complexo antigênico utilizado nos métodos de detecção de anticorpos nesta micose é a histoplasmina (HMIN) constituída principalmente pelos antígenos C, H e M, estes últimos, em sua forma nativa, glicoproteínas com peso molecular de 120 e 88 kDa respectivamente, contendo epítopos protéicos específicos e glicosídicos inespecíficos. Deglicosilação química pelo metaperiodato de sódio (NaIO4) da HMIN (HMIN deglicosilada = HMIN-PT) provou aumentar a especificidade em métodos imunoenzimáticos, tal como o Western blot, reduzindo a reatividade cruzada com outros fungos. Entretanto, este teste ainda não foi validado na prática clínica e não se sabe a viabilidade e durabilidade de fitas sensibilizadas com o antígeno HMIN-PT em ensaio imunoenzimático para ser utilizado no diagnóstico da histoplasmose. Considerando que a validação deste poderá contribuir para o melhoramento do diagnóstico da histoplasmose, nosso principal objetivo foi analisar a viabilidade das fitas de Western blot sensibilizadas com o antígeno HMIN-PT para o diagnóstico da histoplasmose. Membranas de nitrocelulose sensibilizadas com o antígeno HMIN-PT foram testadas ao longo do tempo nos períodos de 1 dia, 1 mês, 6 meses, 1, 2, 3 e 4 anos após a eletrotransferência de proteínas, através da reação imunoenzimática de Western blot apresentando reatividade frente a um soro de paciente com imunodifusão e cultura positiva para histoplasmose, comprovando a viabilidade das mesmas.