27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1885-2


Poster (Painel)
1885-2UTILIZAÇÃO DE MISTURAS DE RESÍDUOS LIGNOCELULÓSICOS NO MEIO DE CULTIVO SUBMERSO DO FUNGO SELVAGEM Penicillium variabile PARA PRODUÇÃO DE ENZIMAS
Autores:Lopes, L.A. (FACIT - Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros) ; Castro, A.F. (FACIT - Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros) ; Prazeres, G.S.S (FACIT - Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros) ; Souza, M.L.G. (BIOMM SA - BIOMM SA) ; Almeida, M.C.O. (BIOMM SA - BIOMM SA)

Resumo

Para possibilitar completa conversão da biomassa a etanol, utilizam-se enzimas celulolíticas e hemicelulolíticas que irão agir sobre a matriz lignocelulósica, convertendo-a em açúcares passíveis de fermentação alcoólica. Para tanto, utilizam-se micro-organismos potencialmente produtores de celulases e hemicelulases. Sistemas celulolíticos completos são produzidos por diferentes gêneros e espécies de fungos e bactérias. A busca na natureza por cepas potencialmente interessantes do ponto de vista industrial poderá possibilitar o desenvolvimento de processos tecnológicos mais competitivos. Neste trabalho o fungo selvagem Penicillium variabile (isolado de ambiente canavieiro na região Norte de Minas Gerais) foi cultivado em meio submerso utilizando misturas de resíduos lignocelulósicos como substratos para se obter as enzimas xilanase, CMCase (carboximetilcelulase) e β-glicosidase, para compor um coquetel de degradação da biomassa, aplicável à hidrólise na obtenção do bioetanol. O inóculo foi preparado em frasco Erlenmeyer de 500 mL com 100 mL de meio Breccia modificado em pH 5,0 com farelo de trigo 3 % (p/v). Depois do meio esterilizado foi adicionado o micélio fúngico de Penicillium variabile na forma de disco de Ø 7 mm de meio sólido (PDA) e o frasco incubado a 30ºC por 48 horas em agitação de 150 rpm. O Penicillium variabile foi submetido ao cultivo submerso em condição aeróbica em frascos (Erlenmeyers) contendo meio Breccia modificado em misturas de bagaço de cana-de-açúcar (BC) e farelo de trigo (FT) nas seguintes combinações: 30% (BC) p/p + 70% (FT) p/p, 50% (BC) p/p + 50% (FT) p/p e 70% (BC) p/p + 30% (FT) p/p, além de frascos com 100% farelo de trigo e 100% bagaço de cana. A concentração final da mistura de substratos no meio em cada frasco foi de 3% (p/v). Os frascos ficaram incubados por 168 horas a 30ºC e agitação de 150 rpm. O maior valor de atividade para a β-glicosidase foi obtido na combinação de 30% (BC) +70% (FT) 4,535 UI/mL em 168 horas de cultivo, para CMCase se mostrou na combinação de 50% (BC) + 50% (FT), 9,118 UI/mL em 144 horas de cultivo, para xilanase ocorreu com a utilização de 30% (BC) +70% (FT), 9,373 UI/mL (144 horas de cultivo). O Penicillium variabile se mostrou bom produtor das enzimas avaliadas nas condições testadas. Sendo este um fungo selvagem, técnicas de melhoramento genético além do pré-tratamento dos substratos lignocelulósicos devem ser considerados visando obter maior produção dessas enzimas. Agradecimentos à FAPEMIG e ao CNPq.