27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1885-1


Poster (Painel)
1885-1PRODUÇÃO DE ENZIMAS CELULOLÍTICAS E HEMICELULOLÍTICA PELO Penicillium variabile EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE CULTIVO SUBMERSO
Autores:CASTRO, A.F. (FACIT - FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MONTES CLAROSFACIT - FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MONTES CLAROS) ; LOPES, L.A. (FACIT - FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MONTES CLAROS) ; PRAZERES, G.S.S. (FACIT - FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MONTES CLAROS) ; SOUZA, M.L.G. (BIOMM SA - BIOMM SA) ; ALMEIDA, M. C.O. (BIOMM SA - BIOMM SA)

Resumo

As enzimas são biomoléculas utilizadas em diversos processos industriais, e por serem muito específicas, catalisam apenas um tipo de reação, diminuindo a formação de produtos indesejáveis durante a catálise enzimática. Os fungos filamentosos são potencialmente produtores de enzimas celulolíticas e hemicelulolíticas, assim o fungo selvagem Penicillium variabile, isolado em uma região canavieira próxima a Montes Claros-MG, foi cultivado em meio submerso sob diferentes condições de pH, temperatura e substrato indutor para se avaliar a produção de β-glicosidase, CMCase e FPase. O inóculo foi preparado em frasco Erlenmeyer de 500 mL contendo 100 mL de meio Mandels & Weber modificado. Após o meio ter sido esterilizado adicionou-se o micélio fúngico de Penicillium variabile na forma de disco de Ø 7 mm de meio sólido (PDA), 10 mL de lactose estéril (30g/L) e foi incubado a 30ºC por 48 horas em agitação de 150 rpm. O Penicillium variabile foi submetido ao cultivo submerso em condição aeróbica em frascos (Erlenmeyers) agitados contendo meio Mandels & Weber modificado, com pH ajustado em 5,0 e 8,0 e os frascos foram incubados a 30 e 40ºC. O substrato indutor utilizado foi a lactose, glicose e celobiose (30g/L) para produção de βglicosidase, CMCase e FPase. O maior valor de atividade enzimática da β-glicosidase nas condições testadas foi de 0,982 UI/mL no meio em que a lactose foi utilizada como substrato indutor, à 30ºC em pH 5,0 com 168 horas de cultivo. Para a CMCase, a maior atividade enzimática após 24 horas de cultivo (0,282 UI/mL), à 30ºC. A produção de FPase por esse micro-organismo foi muito baixa, tendo valores entre 0,0 e 0,035 UI/mL. Nas condições testadas a produção de celulases pelo micro-organismo foi baixa. É importante resaltar que o Penicillium variabile é um fungo selvagem, portanto deve ser melhor estudado, testando outros meios indutores, ou ainda, ser submetido a um melhoramento genético que possibilite a otimização da produção de enzimas por ele.