27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1872-1


Poster (Painel)
1872-1INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE FONTE DE NITROGÊNIO E DE TEMPERATURA EM CULTIVO DE Arthrospira platensis EM FOTOBIORREATORES TUBULARES
Autores:Knysak, C.C.J. (USP - Universidade de São Paulo) ; Morocho-Jácome, A.L. (USP - Universidade de São Paulo) ; Carvalho, J.C.M. (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo

INTRODUÇÃO: Arthrospira platensis vem sendo estudada e cultivada mundialmente na produção de biomassa devido ao seu alto teor de proteína, presença de pigmentos e outras substâncias de interesse em indústrias de alimentos e farmacêuticas. O objetivo desse trabalho foi avaliar a influência da temperatura (T, °C) e da concentração de NaNO3 (N, g.L-1) em cultivos de A. platensis em fotobiorreator tubular, analisando parâmetros como concentração celular máxima (Xmáx, mg.L-1), velocidade específica de crescimento (μm, d-1), teor de proteína (P, %) e conteúdo lipídico (L, %). MÉTODOS/PROCEDIMENTOS: Arthrospira platensis foi cultivada em fotobiorreator tubular de 3,5 L, em processo descontínuo, em meio Schlösser com concentrações de 2,5; 5,0 e 7,5 g.L-1 de NaNO3. Os ensaios foram mantidos em duas diferentes temperaturas: 28°C e 32°C. Foi empregado 120 μmol fótons.m-2.s-1 de intensidade luminosa. A circulação das células foi mantida por um sistema air-lift e o pH ajustado (pH 7) diariamente com a injeção de CO2 de cilindro. Diariamente foi analisada a concentração celular (X) por turbidimetria e o pH por potenciometria. No final dos cultivos, as células foram filtradas, lavadas com água destilada, e secadas em estufa para posterior análise do teor de proteína e de conteúdo lipídico. A velocidade específica de crescimento (µm) foi calculada segundo método específico. As influencias das variáveis independentes (T e N) sobre os parâmetros analisados foram avaliadas por analise de variância (ANOVA two–way). DISCUSSÃO: O emprego de temperatura mais elevada, 32°C, permitiu os maiores valores dos parâmetros estudados, Xmáx (5494 mg.L-1), μ< sub>m (1,2860 d-1), P (61,4%) e L (13,4%). Ficou evidente também a influência de NaNO3 nos parâmetros analisados, pois os maiores valores dos parâmetros correspondem às maiores concentrações de NaNO3 empregada. CONCLUSÃO: A analise estatística demonstrou que as variáveis independentes não tiveram influência significativa (p > 0,05) em Xmáx e em μ< sub>m, mas influenciaram significativamente em P e L. Os melhores resultados de todos os parâmetros foram encontrados no ensaio em que a temperatura foi mantida em 32°C e a concentração de 7,5 g.L-1 NaNO3.