27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1867-2


Poster (Painel)
1867-2OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE AMILASE PRODUZIDA POR LINHAGEM BACTERIANA ISOLADA EM ÁREA DE CERRADO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Autores:REIS, A.A. (UNESP-FEIS - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia) ; SANCHES, R.D.O. (UNESP-IBILCE - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Le) ; ALVES-PRADO, H.F. (UNESP-FEIS - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia)

Resumo

As amilases são enzimas hidrolíticas que quebram as ligações glicosídicas da cadeia principal e das cadeias laterais do polissacarídeo amido, substância de reserva de diferentes plantas. Apresenta ampla aplicação nas indústrias alimentícias, no setor de produção de xaropes, de ração animal e produção de etanol. Tal estudo configurou-se na otimização do meio de produção de α amilase para a linhagem bacteriana nomeada de A 1.2. Essa linhagem bacteriana foi isolada em área de Cerrado, no município de Selvería MS. A composição do meio de cultivo foi estudada utilizando as ferramentas do planejamento experimental, sendo aplicado inicialmente um planejamento fatorial 2 6-1 com três ensaios no ponto central, usando as variáveis: concentração de amido solúvel, de peptona, de extrato de levedura, de K2HPO4, de (NH4)2.SO4, e de Mg.SO4.7H2O. Observou-se que, quando foram relacionados os valores de máximo entre amido solúvel e extrato de levedura e amido solúvel e MgSO4.7H2O ocorreram as maiores atividades enzimáticas. Com isso, o direcionamento desse fatorial indicou que o aumento nas concentrações de amido solúvel, extrato de levedura e MgSO4.7H2O foi significante, com efeito positivo. Então, foi realizado um deslocamento na direção de máxima inclinação ascendente para estabelecer uma nova região de estudo e um novo ponto central. Com base nas concentrações do experimento anterior, foi realizado um planejamento fatorial composto 2 3 completo, incluindo 6 pontos axiais e 3 repetições no ponto central com as varáveis amido solúvel, extrato de levedura e MgSO4.7H2O. Mantendo os outros fatores nas condições mínimas e centrais, o planejamento fatorial composto 2 3 completo com pontos axiais, resultou na seguinte composição do meio de cultivo: 2,78% amido solúvel, 0,50% extrato de levedura, 0,30% peptona, 0,30% K2HPO4, 0,06% MgSO4.7H2, 0,05% (NH4)2SO4 com atividade média de α amilase de 3796 U mL-1, o que resultou em um aumento de 3 vezes na atividade enzimática em relação ao meio não otimizado.