27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1867-1


Poster (Painel)
1867-1PERFIL DE PRODUÇÃO DE β-CDs PELA AÇÃO DA CGTase PRODUZIDA POR Bacillus sp subgrupo alcalophilus E16 NA HIDRÓLISE DE DIFERENTES AMIDOS
Autores:Sanches, R.D.O. (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; DaSilva, R. (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; REIS, A.A. (UNESP - Universidade Estadual PaulistaUNESP - Universidade Estadual Paulista) ; ALVES-PRADO, H. F (UNESP - Universidade Estadual PaulistaUNESP - Universidade Estadual Paulista)

Resumo

O uso de enzimas nos processos biotecnológicos tem aumentado devido as grandes vantagens destas na otimização dos processos industriais, sendo muito aproveitadas nas industrias têxteis, de cosméticos, farmacêuticas e alimentícias. A ciclodextrina glucanotransferase (CGTase, EC 2.4.1.19) é uma enzima capaz de converter o amido em ciclodextrinas como produto final. As principais ciclodextrinas são α-, β- e γ-CD, que apresentam 6, 7 e 8 unidades de glicose interligadas por ligações α-1,4, capaz de formar complexos de inclusão. O objetivo deste trabalho foi analisar a produção β-CD a partir da CGTase produzida por Bacillus sp subgrupo alcalophilus E16 utilizando amidos de diferentes fontes vegetais. A CGTase foi produzida por fermentação submersa, a linhagem foi cultivada em meio nutriente alcalino otimizado, a 35ºC, por 72 horas. Para a hidrólise utilizou-se a solução enzimática concentrada por ultrafiltração. Foram preparadas soluções de diferentes tipos de amido: amido solúvel, amido mandioca, amido batata, amido milho e amido arroz nas concentrações de 1,0% e 2,5%. Quinhentos microlitros (82,0 U mL-1, método dextrinizante) da enzima foram adicionados para 100 mL de cada substrato gelatinizado, os quais foram incubados em shaker, com agitação orbital, a 55 °C por 24 horas. A produção de β-CD foi determinada com base nos métodos Dextrinizante e CD-fenolftaleína. Foram realizadas amostragens periódicas ao longo do tempo. O perfil de hidrólise gerado para os diferentes amidos a 1,0% e 2,5%, resultou em uma melhor conversão em ββ-CD no amido solúvel, seguido do amido de mandioca. A porcentagem de dextrinização do amido solúvel e amido de batata a 1,0% foram efetivas, apresentando os melhores resultados. Os amidos de mandioca e solúvel apresentaram a melhor conversão em β- CD, quando comparadas aos amidos de batata, arroz e milho na concentração de 2,5%. Em estudos com CGTases purificadas de B. firmus cepa 7B, B. firmus cepa 37 e B. sphaericus cepa 41, utilizando como fonte de amido maltodextrina, amido de arroz, amido de batata, amido de milho, polvilho, fécula e tapioca na concentração de 10%, obtiveram resultados significativos na produção de β CD para todas as fontes de amido, sendo o amido de milho o substrato que resultou no melhor rendimento. Foi possível observar que a dextrinização e conversão em β CD foi mais efetiva na concentração de 1,0%, pois praticamente todo o amido solúvel, de mandioca e batata foram hidrolisados após 12 horas de tratamento.