27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1862-2


Poster (Painel)
1862-2Screening ENZIMÁTICO DE BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS ISOLADAS DE FOLHAS DE Sapindus saponaria L. (SAPINDACEAE) PRODUTORAS DE PROTEASE.
Autores:GARCIA,A. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; POLLI, A. D. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; QUECINE, M.C. (ESALQ - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”) ; SILVA, M.C.S. (CENA - Centro de Energia Nuclear na Agricultura.) ; RHODEN, S.A. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; SANTOS, C. M. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; AZEVEDO, J.L. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; PAMPHILE, J.A. (UEM - Universidade Estadual de Maringá)

Resumo

A utilização de microrganismos como fontes de novos genes e metabólitos de interesse industrial, como promotores de crescimento vegetal ou agentes de controle biológico na agricultura, é extremamente promissora, uma vez que o Brasil se destaca por sua biodiversidade. Microrganismos endofíticos são fungos ou bactérias que habitam o interior dos tecidos vegetais, sem causar danos ao seu hospedeiro. Endófitos são bastante estudados como produtores de diversas substâncias de interesse biotecnológico. Sapindus saponaria L., pertencente à família Sapindaceae, é uma árvore conhecida popularmente como sabão-de-soldado. Na medicina popular, a casca, a raiz e o fruto são utilizados como calmante, adstringente, diurético, expectorante, tônico, depurativo do sangue e contra a tosse. Enzimas como as proteases participam de inúmeros processos fisiológicos, possuem grande aplicabilidade na indústria de detergentes e de alimentos, podendo ser utilizadas na substituição de compostos tóxicos e poluentes. Proteases de origem microbiana são preferidas às enzimas de plantas e animais por possuírem a maioria das características desejadas para aplicação em biotecnologia. O objetivo deste trabalho foi selecionar bactérias endofíticas, isoladas de folhas de S. saponaria, que apresentem atividade proteolítica. Foi realizado um screening da atividade proteolítica utilizando meio de cultura de detecção de protease, com adição de leite desnatado (1:10) após a esterilização do meio. A atividade proteolítica foi indicada pela visualização de um halo ao redor dos microrganismos avaliados, sendo que o experimento foi realizado em triplicata. De um total de 107 bactérias endofíticas avaliadas cerca de 70 % dos isolados demonstraram resultado positivo com a formação de halo ao redor da colônia nas condições analisadas, indicando assim a produção de protease. Futuros testes são necessários para quantificar e evidenciar o potencial desses microrganismos na produção desta enzima e suas possíveis formas de aplicação.