27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1861-2


Poster (Painel)
1861-2AVALIAÇÃO DO BIOCIDA POLY QUAT COMO CONTROLADOR DA CONTAMINAÇÃO BACTERIANA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ETANOL EM ESCALA INDUSTRIAL
Autores:ALMEIDA, N.C. (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; SILVA JUNIOR, A.A. (POLYSELL - PolySell Produtos Químicos Lda) ; ANGELIS, D.F. (UNESP - Universidade Estadual Paulista)

Resumo

A contaminação bacteriana está presente nas diferentes etapas do processo de produção de etanol. Os principais contaminantes são bactérias dos gêneros Lactobacillus, Bacillus e Leuconostoc. Essa contaminação pode causar prejuízos como perda de açúcar fermentescível, obstrução das tubulações pela produção de dextrana, floculação do fermento, queda da viabilidade das leveduras, redução no rendimento da fermentação. Para controle da contaminação, existem alguns antimicrobianos seletivos, porém estes produtos também podem selecionar bactérias resistentes, sendo necessário o uso de doses cada vez maiores, aumentando os custos da produção e causando inúmeros prejuízos para o meio ambiente. Neste contexto, foi testado o biocida Poly Quat 40% ativo (PolySell Prod. Químicos Ltda), formulado a base de quaternário de amônia, nas concentrações 15 e 30ppm, aplicado após moenda e antes do trocador de calor. Foram feitas amostragens após a moenda (caldo primário e misto) e trocador de calor (entrada e saída). O número de bactérias totais foi quantificado por plaqueamento em meio MRS e produtoras de ácido em meio MRS com adição de 0,8% de carbonato de cálcio, antes e depois da aplicação do Poly Quat. A qualidade do fermento foi avaliada por plaqueamento em meios YEPD e WLN e através de análise microscópica para determinação da viabilidade. Os resultados mostraram diminuição em torno de 80% das bactérias totais e produtoras de ácido após 2 horas de aplicação de 15ppm do Poly Quat, com 8 horas a diminuição tornou-se mais acentuada 98%. A aplicação de Poly Quat na concentração de 30ppm no caldo misto demonstrou uma diminuição de 99,9% das bactérias totais e ácidas, evidenciando uma eficiência maior e uma ação mais rápida. Com 2 horas de aplicação, o produto já atinge o seu nível máximo de ação. O nível de contaminação na entrada do trocador de calor cai para números menores que 1000 UFC⁄mL, demonstrando eficiência ao redor de 99%. Na saída do trocador de calor, com apenas 2 horas de aplicação de 30ppm de Poly Quat, o crescimento bacteriano sofreu diminuição em torno de 43%. A aplicação contínua resultou em uma queda gradativa da contaminação, atingindo em 6 horas, 91% de diminuição no crescimento bacteriano neste ponto. O biocida não é aplicado diretamente na dorna de fermentação e sim antes do trocador de calor e⁄ou moenda, chegando à dorna sem efeito residual, não devendo assim, interferir no processo fermentativo desempenhado pelas leveduras.