27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1860-1


Poster (Painel)
1860-1Micobactérias não-tuberculosas isoladas da Mata Atlântica: aspectos genéticos, bioquímicos e identificação de antígenos compartilhados com a vacina BCG.
Autores:Emmerick, L.S. (IOC - Instituto Oswaldo Cruz) ; Corrêa, P.R (IOC - Instituto Oswaldo Cruz) ; Gomes, L.H.F. (IOC - Instituto Oswaldo Cruz) ; Mazotto, A.M. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Mendonça-Lima, L. (IOC - Instituto Oswaldo Cruz)

Resumo

O gênero Mycobacterium possui mais de 160 espécies, dentre elas importantes patógenos como M. leprae, M. tuberculosis e M. bovis. Embora muito se conheça sobre estes patógenos, poucos estudos se concentraram na caracterização detalhada de micobactérias não-tuberculosas (MNT), que apresentam distribuição ambiental variada e são oligotróficas. Embora muitas sejam consideradas saprófitas, acredita-se que a infecção sub-clínica de animais e humanos esteja subestimada. A infecção por MNT ambientais é considerada como um dos fatores que modulam a resposta protetora conferida pela vacina BCG. Neste contexto, o presente estudo tem como foco a caracterização de MNT de crescimento rápido provenientes da Coleção de Bactérias da Mata Atlântica (CBMA) do IOC/FIOCRUZ e a identificação antígenos e vias metabólicas compartilhadas entre espécies patogênicas e saprófitas. Os isolados obtidos da CBMA/IOC foram cultivados em meios LB contendo Tween 80, sob agitação a 25 °C. Foram geradas curvas de crescimento, a partir da leitura da densidade óptica a 600 nm de triplicatas biológicas, e determinadas características morfológicas. Diversos testes bioquímicos foram realizados para uma melhor caracterização desses isolados. O perfil de secreção de proteínas ao longo do crescimento foi verificado por SDS-PAGE, a presença de celulases foi verificada por western blot e zimografia. Também foram propostos agrupamentos filogenéticos com base na análise de sequências de regiões dos genes 16S rRNA e hsp65. Em paralelo, foi verificada por western blot a presença de antígenos micobacterianos comuns, já descritos como tendo papel importante na geração de resposta imune (Mpt64, Mpt70, Mpt83 e antígenos do complexo 85). O perfil de crescimento e as características morfológicas e bioquímicas dos isolados parecem confirmar o agrupamento filogenético proposto. Atividade celulásica foi observada em apenas dois isolados, apesar de todos expressarem a mesma celulase de M. bovis BCG. As análises por western blot revelaram a presença de proteínas do complexo 85 e Mpt70 e ausência de reatividade para os antígenos Mpt64 e Mpt83. A presença de alguns antígenos compartilhados fornecem novos subsídios para elucidar a relação entre MNT e vacina BCG.