27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1854-2


Poster (Painel)
1854-2DESCRIÇÃO DOS GENES blaSPM E blaOXA-23 EM AMOSTRAS DE P. aeruginosa E A. baumannii ISOLADAS EM DIVERSOS HOSPITAIS PÚBLICOS DA CIDADE DE SÃO PAULO
Autores:Monteiro, J. (AFIP - Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa) ; Werneck, J.S. (AFIP - Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa) ; Lobo, A.P.T. (AFIP - Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa) ; Boaretti, F.M. (AFIP - Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa) ; Tufik, S. (AFIP - Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa)

Resumo

Introdução: Pseudomonas spp. e Acinetobacter spp. estão entre as espécies de bacilos Gram-negativos não fermentadores (BGN-NF) mais frequentemente isoladas em infecções respiratórias, sanguíneas, infecções de pele e tecidos moles no cenário hospitalar brasileiro. O objetivo deste estudo foi descrever os principais mecanismos de resistência aos carbapenems em amostras clínicas de BGN-NF recuperadas em 17 hospitais públicos da cidade de São Paulo. Material e Método: Entre Março e Abril de 2013 foram selecionados 49 isolados de BGN-NF resistentes aos carbapenems, recuperados de amostras clínicas de hemocultura (n=17), líquor (n=3), cateter central (n=1), ponta de cateter (n=9), ferida (n=4), secreção traqueal (n=13) e outras secreções (n=5). A identificação bacteriana foi realizada pela técnica de MALDI-TOF/MS (Matrix Assisted Laser Desorption/Ionization Time-of-Flight) e o perfil de sensibilidade aos antimicrobianos foram determinados utilizando o sistema Vitek 2. A pesquisa dos genes blaKPC, blaSPM, blaIMP, blaVIM, blaOXA-51, blaOXA-23, blaOXA-24, blaOXA-58 e blaOXA-143 foram determinadas pela Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) utilizando oligonucleotídeos específicos para cada um dos genes. A identificação molecular dos genes foi realizada por análise de sequenciamento. Resultados: Entre as amostras avaliadas, 34 foram identificadas como A. baumannii e 18 como P. aeruginosa. Todas as amostras apresentaram altos níveis de resistência aos &beta-lactâmicos, sendo 97,9% e 95,9% dos isolados resistentes à imipenem e à meropenem, respectivamente. A presença do gene blaSPM-1 foi detectada em 22,2% (4/18) das P. aeruginosa isoladas em três diferentes hospitais. Os genes blaKPC, blaIMP e blaVIM não foram identificados nas demais amostras desta espécie. A presença dos genes blaOXA-51 e blaOXA-23 foram detectadas em 100% (34/34) das amostras de A. baumannii. Conclusões: A resistência aos carbapenems entre as amostras de P. aeruginosa avaliadas não está restrito a presença do gene blaSPM e outras Metallo β-lactamases, ressaltando a necessidade de estudos complementares dos mecanismos de resistência não enzimáticos. Contudo, a presença do gene blaOXA-23 foi caracterizado como o principal mecanismos de resistência aos carbapenems entre os isolados de A. baumannii, classificando este mecanismos como endêmico nos 17 hospitais da cidade de São Paulo.