27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1849-1


Poster (Painel)
1849-1Ensaio de Proficiência em Microbiologia de Alimentos uma Contribuição para o Aprimoramento da Qualidade Analítica.
Autores:Bricio, S.M.L. (INCQS/FIOCRUZ - Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde/Fiocruz) ; Rosas, C.O. (INCQS/FIOCRUZ - Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde/Fiocruz) ; Brandão, M.L.L. (INCQS/FIOCRUZ - Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde/Fiocruz) ; Medeiros, V.M. (INCQS/FIOCRUZ - Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde/Fiocruz) ; Pinheiro, R.R. (INCQS/FIOCRUZ - Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde/Fiocruz) ; de la Cruz, M.H.C (INCQS/FIOCRUZ - Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde/Fiocruz)

Resumo

Ensaio de proficiência (EP) é o uso de comparações inter laboratoriais, que tem o objetivo de avaliar a habilidade de um laboratório em realizar um determinado ensaio ou medição de modo competente e demonstrar a confiabilidade dos resultados gerados. Como forma da avaliação da qualidade técnica de laboratórios de microbiologia de alimentos, provedores de EP disponibilizam escopos de ensaios envolvendo micro-organismos de importância nesta área. Dentre as bactérias associadas às doenças de origem alimentar, destaca-se Salmonella spp. Bactérias do gênero Salmonella têm sido descritas como um dos principais patógenos responsáveis por doenças de origem alimentar em todo o mundo. As características que favorecem a alta ocorrência desta enfermidade são: a baixa dose infectante, a habilidade de se multiplicar em alimentos não processados e a sobrevivência no ambiente por longos períodos. Visando a promoção da saúde e em apoio a maior competitividade da indústria nacional, o INCQS promoveu o Ensaio de Proficiência em Microbiologia de Alimentos 6ª Rodada – Pesquisa de Salmonella spp. em Matriz Queijo, seguindo as diretrizes da ISO/IEC 17043 e ILAC G-13. Vinte e oito laboratórios se inscreveram no Ensaio de Proficiência. Os laboratórios receberam dois itens de ensaio contendo amostra de queijo liofilizado e foram orientados a proceder como nas análises rotineiras realizadas no laboratório, a expressar os resultados analíticos como presença ou ausência de Salmonella spp. em 2 gramas do queijo e informar a metodologia utilizada nas análises. Dos laboratórios que enviaram resultados, dois (7,1%) são acreditados na norma ISO/IEC 17025 no referido ensaio e oito (28,6%) estão em processo de acreditação neste ensaio. De acordo com os resultados obtidos, 27 dos 28 laboratórios participantes obtiveram resultados satisfatórios (96,4%) e somente um laboratório apresentou resultado insatisfatório (3,6%). A metodologia mais utilizada foi a da Americam Public Health Association, utilizada por onze laboratórios. É importante ressaltar que a contínua participação em ensaios de proficiência consiste em uma atividade de grande importância para o aprimoramento das medições realizadas pelos laboratórios.