27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1841-1


Poster (Painel)
1841-1ESTUDO DA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE A PARTIR DE BACILLUS VELEZENSIS UTILIZANDO RESÍDUO AGROINDUSTRIAL COMO SUBSTRATO
Autores:Bueno, G.F. (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; García-Cruz, C.H. (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Del Bianchi, V.L. (UNESP - Universidade Estadual Paulista)

Resumo

Os surfactantes são moléculas anfipáticas constituídas de uma porção hidrofóbica e uma porção hidrofílica. O sucesso da produção de biossurfactante depende do desenvolvimento de processos que reduzam custos de matérias-primas, já que estas são responsáveis por cerca de 30% de todo o custo de produção. A busca pela redução do custo de produção de biossurfactantes e, ao mesmo tempo, pela redução dos problemas ambientais relacionados ao descarte de resíduos, tem motivado estudos voltados para a produção desses compostos a partir de fontes renováveis de nutrientes. A fermentação em estado sólido é uma tecnologia simples para produção de compostos de interesse, sendo uma alternativa de se evitar a formação de espuma, fator limitante da obtenção desses compostos por fermentação submersa. Esse trabalho objetivou avaliar a utilização de água como solução umedecedora na produção de biossurfactante por Bacillus velezensis em fermentação em estado sólido (FES). A fermentação foi realizada em sacos de polietileno que continham 10 gramas de farelo de trigo, acrescidos de água destilada como solução umedecedora e óleo de fritura como fonte de carbono na concentração para se obter 40% de umidade e incubados a 37°C por 48 horas. Para o isolamento do biossurfactante produzido em FES, os cultivos foram interrompidos quando completaram 48 horas de incubação e misturados com água destilada por agitação em um agitador orbital a 200 rpm por 1 hora em temperatura ambiente e posteriormente filtrado a vácuo. Os extratos resultantes foram centrifugados a 10.000 rpm por 10 min a 4°C. Foram realizadas análises de tensão superficial e índice de emulsificação, para ambas foram utilizados os sobrenadantes obtidos (extratos livres de células). A medida da tensão superficial foi realizada utilizando-se um tensiômetro de Leconde Du Nöuy. Para determinação do índice de emulsificação foi utilizado tubo com tampa o qual foi submetido à agitação em vórtex (rotação máxima) por 2 minutos. Os tubos foram deixados em repouso e as medidas foram realizadas após 24, 48, 72 e 96 horas. Os resultados demonstraram que ocorreu uma redução da tensão superficial com média de 34 mN/m. Também foram encontrados bons valores em relação ao índice de emulsificação. Os resultados mostraram que a água pode ser utilizada como solução umedecedora, gerando uma economia no custo de produção do biossurfactante em fermentação em estado sólido.